---------------------------

Três são detidos por desobediência e desacato na Catalunha

21 0

Civis se manifestaram a favor da votação durante todo o dia

Civis se manifestaram a favor da votação durante todo o dia
REUTERS

Três pessoas foram detidas neste domingo (1º) por delitos de desobediência e desacato a autoridades durante a votação para a separação da Catalunha da Espanha. Uma delas e menor de idade.

Durante todo o dia, funcionários da polícia invadiram vários centros eleitorais e obrigaram organizadores e votantes a sair das escolas que estavam sendo utilizadas para a consultar.

Em algumas ações da polícia, os oficiais entraram nos prédios, retiraram as urnas à força e expulsaram as pessoas aos empurrões.

Segundo a prefeita de Barcelona, Ada Colau, pelo menos 465 pessoas ficaram feridas após os confrontos de civis com a polícia.

Pelo Twitter, a líder municipal ainda manifestou reprovação à violência da polícia e exigiu o fim dos atos repressivos dos policiais à "população indefesa".

Ya hay más de 460 heridos en Catalunya. Como alcaldesa de BCN exijo el fin inmediato de las cargas policiales contra población indefensa https://t.co/412z6Jacap

— Ada Colau (@AdaColau) October 1, 2017

O último levantamento divulgado pelo Departamento de Saúde da Catalunha mostra que 216 pessoas ficaram feridas em Barcelona, 80 em Girona, 64 em Lleida, 53 em Terres de l'Ebre, 27 na Catalunha Central e 25 em Tarragona.

Ferits durant el #referèndum de #1OCT a Catalunya (16.30h) #CatalanReferendum pic.twitter.com/8rUkgwBsvJ

— Salut (@salutcat) October 1, 2017

Como consequência do clima tenso na Catalunha, o Barcelona entrou em contato com autoridades para pedir o adiamento do duelo cintra o Las Palmas por falta de segurança. A Federação Espanhola e La Liga, que organiza a competição, no entanto, recusaram o pedido e ameaçaram punir o clube com derrota por W.O. Se isso acontecesse, a equipe de Messi perderia seis pontos na tabela de classificação.

Sob tensão e com confronto entre eleitores e polícia nacional, Catalunha realiza polêmico plebiscito de independência

O Barça ameaçou não entrar em campo, mas por medo de perder a pontuação, decidiu apenas fechar os portões do estádio Camp Nou. A jogo não teve torcida e terminou em 3 a 0 para o time da casa.

Comments

comments

Related Post

Turn off snow