Febre amarela: Lotado, UBS para de distribuir senhas 2h antes de fechar

39 0

Enfermeira calcula que 2.000 pessoas foram vacinadas nesta segunda-feira

Enfermeira calcula que 2.000 pessoas foram vacinadas nesta segunda-feira
Peu Araújo/23.out.2017/R7

Moradores da região do Horto Florestal, na zona norte de São Paulo, encheram os postos de saúde ao lado do parque nesta segunda-feira (23), a procura de vacina contra a febre amarela.

A UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima ao parque, na avenida Luís Carlos Gentile de Laet, concentrava uma fila com mais de 200 pessoas no fim desta tarde.

Os funcionários da UBS distribuíram senhas para agilizar o processo, mas às 16h o serviço já tinha sido interrompido.

A enfermeira Joana Amado calcula mais de 2.000 atendimentos feitos só na unidade nesta segunda-feira (23), outras três unidades na região também receberam pacientes: Dionísia, Mariquinha e Jardim Peri.

No fim da fila e sem senha, Inês de Castro Caetano tenta pela terceira vez, sem sucesso, se vacinar com o neto. “E se morrer alguém eles vão se responsabilizar?” Vizinha ao parque, a moradora criticava a agilidade do atendimento. “Eles deveriam ficar até mais tarde”, disse.

A distribuição das senhas foi interrompida uma hora antes do fechamento do posto para respeitar o horário de funcionamento.
Com uma das últimas senhas, Marli Soares, de 32 anos, espera com o filho e um sobrinho. “Preferi vir por precaução”, afirmou.

O cabelereiro Gilberto Fortuoso da Silva, de 45 anos, aproveitou a folga para levar a mulher e os dois filhos. Para a família se medicar, foi preciso enfrentar 1 hora na fila, que tomou conta da rua da UBS.

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde afirma que uma campanha contra a febre amarela foi feita dentro do Horto Florestal há cerca de um mês.

O alvo da ação foram funcionários, policiais e frequentadores do parque, mas a adesão foi baixa. A expectativa era de que 1.500 doses fossem aplicadas, mas menos de 300 pessoas aderiram à campanha.

Segundo a pasta, a partir de quarta-feira (25), a vacinação será gradualmente ampliada para 33 unidades nos arredores do parque.

Nesta terça-feira, o atendimento será feito nas quatro unidades que vacinaram nesta segunda-feira. Na quarta-feira, outras quatro unidades se somarão à campanha (veja a lista abaixo).

A pasta não sabe informar quando 33 UBS estarão trabalhando na vacinação. "Elas serão incorporadas de acordo com a necessidade", afirmou sua assessoria.

O R7 questionou a secretaria se haverá reforço de funcionários ou no horário de operação das UBS responsáveis pela vacinação contra febre amarela.

Em nota, a ela afirma que "a extensão do horário de funcionamento das unidades também está em estudo e deverá acontecer de acordo com as necessidades de cada região, com divulgação específica à população local.

Na manhã desta segunda-feira, foram encontrados mais quatro macacos mortos no Horto Florestal. Um macaco infectado pela doença já havia sido encontrado morto no local em 9 de outubro.

Segundo informações da secretaria, "nesta primeira fase, a vacinação é indicada para pessoas a partir dos 9 meses de idade que residam a, no mínimo, 500 metros à frente da área de extensão dos parques do Horto e Cantareira".

A dose não está indicada para gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus, por exemplo).

As oito unidades que passam a atender a campanha de vacinação contra febre amarela a partir de quarta-feira, com atendimento das 8h às 18h, são:

• UBS/AMA Jardim Peri – Av. Peri Rochetti, 914 – Jd. Peri
• UBS Horto Florestal – R. Luis Carlos Gentile de Laet, 603, esquina com rua. do Horto, 603 – Horto Florestal
• UBS Dona Mariquinha Sciascia – R. Dr. José Vicente, 39 – Tremembé
• UBS Vila Dionísia – R. Chen Ferraz Falcão, 50, Vila Dionísia
• UBS Jardim Rosinha – R. Dalva de Oliveira, 82 – Morro Doce
• UBS Morada do Sol – R. Assis Brasil, 31, esquina com Pça. Luiz Vaz de Camões – Sol Nascente
• UBS Morro Doce – R. Alberto Calix, 55 – Jd. Canaã
• UBS/AMA Parque Anhhanguera – R. Pierre Renoir, 100 – Via Anhanguera Km 24,5 – Jd. Britania

Leia mais notícias de São Paulo

Leia mais notícias de Saúde

Comments

comments

Related Post

Turn off snow