Litoral

Cadela ‘adota’ brinquedos após filhotes morrerem e chora ao ver que objetos não se mexem em SP; VÍDEO


Cachorrinha foi resgatada em Santos, SP, com 8 filhotes, 6 mortos na barriga. Dois sobreviveram, mas não resistiram e morreram dias depois. ONG explica que ela estava com ‘útero podre’ e infecção generalizada. Cadela ‘adota’ brinquedos após filhotes morrerem e chora ao ver que objetos não se mexem em Santos, SP
Uma cadela comoveu voluntários de uma organização não-governamental (ONG) em Santos, no litoral de São Paulo, ao “adotar” alguns brinquedos após perder seus oito filhotes. Samanta foi resgatada já com seis filhotes mortos na barriga e uma infecção generalizada. Ao ver que os brinquedos não se mexiam, a cachorrinha chorava, conforme relatado pela equipe da ONG.
O pet foi resgatado em Praia Grande, também no litoral paulista, onde era alimentado pelo dono de um bar e outros moradores, mas não possuía um lar. Preocupada com o tamanho da barriga da cadela, uma moradora entrou em contato com a ONG e relatou a situação. No mesmo dia, voluntários se dirigiram ao endereço e se assustaram com o que encontraram.
De acordo com a assessora de comunicação da ONG Viva Bicho, Leila Abreu, o resgate aconteceu há cerca de 15 dias, no período da noite. No dia seguinte, ao realizarem um ultrassom, os veterinários descobriram que a cadela gestava oito filhotes, dos quais seis já estavam sem batimentos cardíacos.
Eles realizaram uma cirurgia de emergência e conseguiram salvar dois dos animais, que precisaram ser retirados dela e amamentados artificialmente. “O útero dela estava completamente podre. Teve uma infecção forte, generalizada, e não possuía leite. Por isso, tivemos que amamentar os filhotes e retirá-los dela para serem cuidados”, conta.
Leila esclarece que a cadela teve a infecção tratada, e foi levada para a baia onde cada animal fica. Contudo, cerca de uma semana depois de chegarem à ONG, os dois filhotes que haviam sobrevivido também morreram. Para tentar alegrá-la, os voluntários deram brinquedos para Samanta, e notaram que ela os tratava como se fossem seus filhotes.
Cadela se apegou aos brinquedos após perder seus oito filhotes, em Santos, SP
Reprodução
“Resolvemos dar uns brinquedos, só que ela começou a pegar todos os brinquedos e levar para dentro da baia. Quando fomos olhar, ela estava abraçada com eles, lambendo, e começou a rosnar quando nos aproximamos, como se fossem filhotes dela”, relata.
Imagens obtidas pelo g1 mostram a interação da cadela com os brinquedos (veja no vídeo acima). Ainda avaliando a cadela, a equipe notou que ela tentava fazer com que os objetos se mexessem, e por não receber respostas, começou a chorar.
Após ser curada da infecção, Samanta foi castrada, e agora trata alguns problemas de pele. Conforme a assessora da ONG, o comportamento do animal mostrava uma forma de posse, que não seria saudável ser estimulada. Por isso, após avaliarem a situação, os voluntários decidiram retirar os brinquedos e levá-la para passear, para que ela encontrasse outras distrações.
“É uma forma de posse. A gente não sabe como é o temperamento dela, ainda estamos conhecendo. Ela parece ser uma cachorrinha possessiva com as coisas dela, então, não seria muito bom, em um caso de adoção, enchê-la de brinquedos, por exemplo”, diz. A cadela ainda está sendo acompanhada pela equipe e não está para adoção. Porém, a previsão é de que ela seja disponibilizada em janeiro.
Infecção generalizada foi tratada, e Samanta poderá ser adotada a partir de janeiro em Santos, SP
Divulgação/ONG Viva Bicho
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »