Litoral

MSC confirma 19 casos positivos de Covid-19 após viagem de cruzeiro


Passageiro contaminado afirma que alguns protocolos de prevenção não foram seguidos. Anvisa afirma que, após desembarque, casos positivos e seus contactantes passam a ter seu isolamento monitorado. Alguns passageiros e tripulantes de cruzeiros que chegaram ao Porto de Santos testaram positivo para a Covid-19
Casos de Covid-19 foram confirmados em passageiros e tripulantes do navio de cruzeiros MSC Splêndida, que atracou neste domingo (26) no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Ao g1, o químico Gilberto Selestrim, de 56 anos, um dos passageiros contaminados, afirmou que não foram seguidos alguns protocolos de prevenção à doença na embarcação.
Costa registra casos de Covid-19 em cruzeiro pelo litoral de SP
Selestrim conta que mora em Fortaleza, e que comprou a viagem em fevereiro. No total, o cruzeiro teve sete noites, e passou pelas cidades de Porto Belo, Camboriú, Búzios, Ilhabela e Santos. “Todas as testagens que eu tinha feito tinham dado negativo, então, certamente o contágio deve ter sido a bordo, ou em uma das paradas. Os protocolos de isolamento social não foram seguidos dentro do navio”, afirma.
De acordo com ele, a maioria das pessoas não usava máscara, e os elevadores da embarcação ficavam lotados. Além disso, o desembarque dele e da família deveria ter sido pela manhã de domingo, mas ocorreu apenas no fim do dia.
“E aí, nós fomos mantidos a bordo do navio até às 20h, que é a hora de partida do navio, sem explicações, dizendo apenas que a Anvisa não liberou a partida, o desembarque, mas não vimos movimentação nenhuma da Anvisa ali. Ficou muito claro que não queriam liberar a gente durante o embarque para que a gente não procurasse alguma autoridade e relatasse o caso, e colocasse em risco a partida do cruzeiro”, diz o químico.
Em nota, a Anvisa informou que a embarcação transportava 2.549 cruzeiristas, além de 1.251 tripulantes, tendo apresentado, durante viagem, 19 casos positivos de Covid-19, sendo 15 entre passageiros e quatro em tripulantes. Todos os casos positivos e passageiros foram desembarcados neste domingo.
A agência reguladora afirma que, após o desembarque, os casos positivos e seus contactantes passam a ter seu isolamento monitorado pelo sistema de vigilância em saúde local (rede Cievs).
Ainda segundo a Anvisa, os quatro tripulantes positivados permanecem em isolamento em um hotel. Após o desembarque de todos os ocupantes, o navio passou por protocolos de desinfecção e foi autorizado a seguir viagem para Santa Catarina, ainda no domingo.
O g1 solicitou nota à MSC, mas não obteve um posicionamento até a última atualização desta reportagem.
Navio apresenta 19 casos positivos de Covid-19 após viagem de cruzeiro
Divulgação/MSC
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »