James Webb Missão pode durar mais que os 10 anos,
A NASA concluiu uma reavaliação da disponibilidade de combustível do Telescópio Espacial James Webb

Agora, por meio de um comunicado publicado na manhã de quarta-feira (28) em seu site oficial, a NASA disse que o James Webb pode trabalhar por “significativamente mais tempo” que 10 anos, após uma avaliação concluir que o telescópio na verdade exige menos combustível do que se pensava para corrigir sua trajetória.
“A nossa análise revela que menos propelente é necessário para ajustar a trajetória do Webb em direção à sua órbita final no Segundo Ponto de Lagrange, conhecido como ‘L2’, uma região de equilíbrio gravitacional no lado oposto da Terra em relação ao Sol”, diz trecho do comunicado. “Consequentemente, o James Webb poderá contar com muito mais do que a quantidade estimada de base do combustível – embora muitos outros fatores ainda possam influenciar a duração de sua operação”.
Em outras palavras: não é como se o telescópio tivesse combustível “a mais”, mas sim o “normal” dele que acabará durando mais tempo do que o esperado.
São dois os motivos para isso, segundo a avaliação técnica: o primeiro é a precisão de trajetória do foguete Ariane 5, da empresa Arianespace, que acabou superando as expectativas da NASA ao ser lançado de forma bastante próxima do curso original.
O segundo também tem a ver com precisão, mas esta, do próprio telescópio: recentemente, o James Webb passou por manobra de ajuste de trajetória, mas o volume de combustível usado foi consideravelmente menor do que o esperado porque o desvio corrigido não era tão grande para um gasto maior.
O telescópio espacial James Webb conta com compartimento próprio para combustível, para finalidades de acerto de seus vários movimentos: não apenas a correção de curso até ele chegar em seu local desejado, uma vez lá também serão realizados movimentos de ajuste de órbita e rotação, a fim de garantir que seu posicionamento seja sempre aquilo que a NASA desejar.
Vale lembrar, contudo, que o telescópio não dependerá desse combustível para fins energéticos: ele conta com diversos painéis solares que vão capturar a luz do Sol e assegurar o funcionamento de seus sistemas e dispositivos.
O James Webb vem sendo considerado o sucessor do telescópio espacial Hubble, que foi originalmente lançado em 1990 e já está no fim de sua longeva “carreira”.
Many of you have asked us about the timing of our solar array deployment. That deployment was executed automatically after rocket separation, based on a stored command to deploy either when Webb reached a certain attitude toward the Sun or automatically at 33 min. after launch. pic.twitter.com/i5Zy5FtY0o
— NASA Webb Telescope (@NASAWebb) December 29, 2021