MSC Splendida não é liberado pela Anvisa e segue atracado no Porto de Santos após surto de Covid-19

Navio deve permanecer atracado em Santos até a finalização da análise dos dados epidemiológicos. Passageiros infectados e contactantes deixaram o navio nesta quinta-feira (30). MSC Splendida com Réveillon previsto no RJ retornou às pressas para o Porto de Santos após surto de Covid-19
Vanessa Rodrigues/Jornal A Tribuna
O MSC Splendida não tem data definida para deixar o Porto de Santos, no litoral de São Paulo. O navio alterou o roteiro inicial e atracou às pressas no cais santista, nesta quinta-feira (30), devido aos 78 casos de Covid-19 registrados em tripulantes e passageiros. A escala não programada ocorreu em meio ao cruzeiro de Réveillon, que partiu do próprio Porto de Santos e que teria a virada do ano no Rio de Janeiro.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O navio partiu do Porto de Santos no domingo (26) para uma viagem de 7 dias passando por Porto Belo, Balneário Camboriú, Rio de Janeiro, Ilhabela e Santos. Na terça-feira (28), os passageiros foram impedidos de descer do navio em Balneário Camboriú devido aos casos de Covid-19 confirmados a bordo. O navio deveria seguir navegando na quarta-feira e faria uma escala no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (31), mas retornou ao Porto de Santos na quinta.
De acordo com a Anvisa, foram identificados 51 tripulantes e 27 passageiros com teste positivo para Covid-19. Foram identificados, ainda, 54 contactantes, ou seja, pessoas que tiveram contato com casos positivados de Covid-19. Todas as 132 pessoas foram desembarcadas e transportadas em veículos específicos em Santos. Após o desembarque, o monitoramento de todos os viajantes é realizado pelos Centros de Informações Estratégicas em Saúde (CIEVs) das localidades de destino.
Leia também
Ômicron: países europeus tentam conter ‘tsunami’ de contaminações no Ano-Novo
As boas e más notícias da nova variante da Covid e o que tudo isso significa
Nesta sexta-feira (31), a Anvisa informou que a investigação epidemiológica, que determinará o nível do cenário epidemiológico da embarcação, nos termos da Portaria GM/MS 2.928/2021 do Ministério da Saúde, segue em condução pelas autoridades locais de saúde, e não estão autorizados novos desembarques ou embarques até a sua conclusão.
Além do MSC Splendida, o Costa Diadema teve suas atividades interrompidas pela Anvisa. O navio, que está atracado em Salvador, registrou 68 casos de coronavírus na embarcação. O navio deve retornar ao Porto de Santos, no litoral de São Paulo, de onde partiu.
A Anvisa ainda disse que continua a realizar a supervisão sanitária das embarcações Costa Diadema e MSC Splendida e está adotando todas as medidas de controle necessárias, com intensificação das ações de investigação epidemiológica e sanitária para controlar a transmissão do Sars-CoV-2 a bordo das embarcações e a disseminação da doença.
Por fim, a Anvisa destacou a responsabilidade das companhias de cruzeiros em prestar assistência aos cruzeiristas e estabelecer um fluxo de comunicação rápido, claro e transparente com os viajantes.
O g1 entrou em contato com a MSC, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Mãe e filha testaram positivo para Covid-19 em navio da MSC
Arquivo Pessoal
Passageiros
Um casal de passageiros que está a bordo do cruzeiro no MSC Splendida relata que segue isolado em uma cabine da embarcação após ter contato com um caso positivo de Covid-19 no navio. Eles dizem que não têm informações do que acontecerá com eles e onde passarão o Réveillon.
Uma outra passageira também relatou que não há fiscalização de isolamento e uso de máscara às pessoas que testaram positivo para Covid-19 a bordo. A psicóloga Ana Carolina de Carvalho, de 37 anos, e sua mãe Maria Natalia de Carvalho, de 82, testaram positivo para Covid-19 na quarta-feira (29).
MSC Splendida
Divulgação/MSC
Viagem anterior com Covid-19
Antes do roteiro de Réveillon, o MSC Splendida realizou uma viagem, que também partiu do Porto de Santos e chegou no dia 26 de dezembro no cais santista. A MSC disse que foram identificados casos positivos entre hóspedes e tripulantes antes da chegada do navio no dia 26 de dezembro, em Santos. Houve 15 casos positivos entre os hóspedes e cinco tripulantes também testaram positivo.
Segundo a MSC, imediatamente todos os 20 casos foram isolados em uma seção dedicada e separada do navio, longe de todas as operações de hóspedes e em cabines com varanda. Assim que o navio atracou em Santos, todos que estavam isolados, hóspedes e tripulação, desembarcaram do navio como parte do protocolo para quarentena em terra.
Ainda de acordo com a operadora, todos os casos eram assintomáticos e estavam com o ciclo de vacinação completa. Após o desembarque, o MSC Splendida passou por protocolo de desinfecção e posteriormente, foi autorizado a seguir viagem, partindo de Santos com destino a Porto Belo, conforme previsto.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias