Litoral

Fotógrafos da região poderão concorrer a prêmios com fotos de belezas naturais


Prêmio Lentes estará com inscrições abertas para profissionais e amadores a partir do dia 5 de janeiro. Veja as regras. Uma premiação de fotografia dará oportunidade a fotógrafos da Baixada Santista de serem reconhecidos por registros de belezas naturais das cidades de Guarujá e Bertioga. O Prêmio Lentes, realizado pelo Grupo Tribuna, em parceria com a City Transportes, irá reunir profissionais e amadores para concorrer a prêmios em três categorias. A participação estará liberada a partir do dia 5 de janeiro e acontecerá pelo Instagram (confira o cronograma no fim da matéria).
Para marcar a retomada do concurso, a comissão julgadora da premiação irá avaliar registros fotográficos feitos nas cidades de Guarujá e Bertioga. O objetivo do prêmio é explorar, a partir de uma ótica criativa, as percepções fotográficas do cotidiano das cidades, considerando detalhes e belezas que muitas vezes não são observadas no dia a dia. Os participantes, portanto, deverão mostrar quais são as belezas naturais desses municípios.
O prêmio foi dividido entre as categorias ‘Olhar sobre rodas’, ‘Guarujá’ e ‘Bertioga’. Em ‘Olhar sobre rodas’, serão avaliadas as fotos registradas nas duas cidades, que utilizem como cenário o transporte coletivo. Os registros podem ser feitos de dentro ou fora do ônibus. Já nas duas últimas categorias, serão analisadas as fotos registradas em cada município, com temática livre.
O primeiro lugar de cada categoria levará para casa um Smartphone Samsung Galaxy S20 FE e um troféu de participação e reconhecimento. Os registros fotográficos serão avaliados pelo Departamento de Fotografia do Grupo Tribuna, sob os critérios de qualidade técnica, criatividade, pertinência com o tema e impacto visual.
Dentro de cada categoria, a comissão de avaliadores selecionará quatro fotografias finalistas. Após a primeira fase, os trabalhos selecionados passarão por votação popular, por meio de enquete no perfil do Instagram @atribunasantos. As fotos serão separadas por categoria, e o processo definirá o ganhador de cada grupo.
Segundo Matheus Tagé, fotojornalista e colunista do Jornal A Tribuna, a iniciativa dá oportunidade aos amantes da fotografia de terem seus trabalhos reconhecidos. “O Prêmio Lentes é um evento importantíssimo para a produção fotográfica da nossa região. É o momento em que temos a possibilidade de reunir diferentes perspectivas fotográficas – de diversos fotógrafos profissionais e amadores – e observar olhares e percepções sobre municípios do litoral”, destaca.
Participação
Para participar, os interessados deverão deixar o perfil do Instagram aberto ao público e publicar uma foto de sua autoria com a hashtag #premiolentesatribuna. Na publicação, é necessário inserir a localização da cidade em que a foto foi registrada. Os fotógrafos não precisam ser moradores de Guarujá e Bertioga, mas os registros precisam ser feitos nessas cidades.
Não existem limites de fotos que os participantes podem publicar. Fotógrafos profissionais e amadores poderão publicar fotos nas três categorias, contudo, cada participante concorrerá ao prêmio apenas com uma foto selecionada.
Após a escolha dos melhores registros, acontecerá uma cerimônia de premiação nas dependências do Grupo Tribuna, juntamente com os vencedores de cada categoria, seus acompanhantes, parceiros do projeto e membros do grupo. As fotos dos ganhadores serão expostas em Guarujá e Bertioga, em local e data a serem definidos pela organização do concurso.
Confira o cronograma do Prêmio Lentes:
● Período de participação e postagem das fotos: 05/01 a 04/02/2022
● Votação popular e enquete: 11/02 a 18/02/2022
● Divulgação do resultado por meio dos stories: 22/02/2022
● Premiação dos 3 ganhadores: 25/02/2022
● Exposição das fotografias: 14/03 a 27/03/2022 (data sujeita à alteração)

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »