Tecnologia

Calor extremo e tempestades: o clima em janeiro

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou no último dia 26 as previsões climáticas para janeiro. A tendência é de que o mês seja de chuva e temperaturas acima da média em grande parte do país. 

As previsões climáticas indicam que as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste, além de áreas do Pará e do Paraná, terão precipitação normal ou acima da média no mês de janeiro. Enquanto isso, durante esse mês, a chuva será abaixo da média em grande parte da região Norte, em áreas do Sul do país, do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.

  • Na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) a chuva abaixo da média em outubro e novembro manteve os níveis de água no solo muito baixo, e em janeiro as coisas devem continuar assim;
  • No Centro do Brasil, as chuvas na segunda metade de dezembro contribuíram para o aumento dos níveis de água em algumas regiões, exceto no norte de Minas Gerais, mas as chuvas no próximo mês devem contribuir para recuperação dos níveis de água no solo;
  • Já na região Sul, as previsões de precipitações abaixo da média ainda devem manter os níveis de água elevados, mas sem gerar excesso hídrico em janeiro.
As areas em azul terão precipitação acima da média e as amarelas, abaixo (Crédito: INMET)
As areas em azul terão precipitação acima da média e as amarelas, abaixo (Crédito: INMET)

Temperaturas em janeiro

Os dados do INMET também indicaram que as temperaturas em todo país deverão ser acima de 25 °C no mês de janeiro. Em algumas áreas do Amazonas, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Tocantins. Piauí e Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, as temperaturas serão ainda mais altas, e podem chegar a 30 °C.

No entanto, em quase todo Rio Grande do Sul e em áreas do Paraná as temperaturas deverão ser próximas à média, enquanto no oeste do Espírito Santo, a previsão indica que elas estarão ligeiramente abaixo da média.

As regiões em cinza e azul deverão ter temperaturas proximas a média, ou abaixo, enquanto as areas em amarelo e laranja deverão ser mais quentes que a média (Crédito: INMET)
As regiões em cinza e azul deverão ter temperaturas proximas a média, ou abaixo, enquanto as areas em amarelo e laranja deverão ser mais quentes que a média (Crédito: INMET)

Leia mais:

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil, na Organização Meteorológica Mundial (OMM) da ONU.

O post Calor extremo e tempestades: o clima em janeiro apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »