Guarujá

Condesb pede audiência com o governo de SP sobre os impactos das chuvas na Baixada Santista


Documento foi enviado ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Condesb pede audiência para tratar dos alagamentos causados pelas chuvas na Baixada Santista. Moradores foram resgatados no bairro Agenor de Campos, em Mongaguá (SP)
Nina Barbosa/TV Tribuna
O prefeito de São Vicente e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), Kayo Amado (Podemos), enviou um ofício ao governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), solicitando uma audiência para tratar dos alagamentos causados pelas chuvas na Baixada Santista. Praia Grande e Mongaguá foram as cidades mais afetadas pelo temporal, com veículos arrastados, casas danificadas e desabrigados.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo a Prefeitura de São Vicente, as chuvas na região têm causado prejuízos à população como perda de bens, alagamentos em ruas, casas, estabelecimentos comerciais e equipamentos públicos como Unidades Básicas de Saúde (UBS) e escolas.
Por causa das características geográficas da região, a movimentação das marés também traz desafios importantes para o litoral. O assoreamento, que consiste no depósito de detritos, lixo, areia e terra, entre outros, prejudica o escoamento da água favorecendo os alagamentos por causa da obstrução de rios e canais, segundo a administração.
Ainda de acordo com a prefeitura, serão discutidos na audiência estudos sobre assoreamento na região e alocação de recursos para o ‘Programa Rios Vivos’. “O problema das chuvas e dos alagamentos é regional e precisa ser discutido de maneira metropolitana.”, afirmou Kayo Amado, em nota publicada pela prefeitura.
A audiência que ainda não tem data definida deverá contar com a presença dos prefeitos de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e Santos.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »