Clia anuncia que operações de cruzeiros no Brasil estão suspensas até 21 de janeiro

Anuncio foi feito nesta segunda-feira (3). Passageiros aguardam mais de 6 horas para embarcar no navio MSC Preziosa
Reprodução
A Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia) Brasil anunciou, nesta segunda-feira (3), a suspensão voluntária imediata das operações nos portos do Brasil até 21 de janeiro de 2022. No Porto de Santos, no litoral de São Paulo, dois navios estão em quarentena, o Costa Diadema e o MSC Splendida.
A medida foi anunciada por meio de nota, após casos de Covid-19 serem confirmados dentro de embarcações e dois navios entrarem em quarentena. Segundo a associação, os casos da doença identificados em navios de cruzeiro “consistem em uma pequena minoria da população total a bordo”.
LEIA MAIS:
Ministério da Saúde diz que ‘avaliará medidas’ após surto de Covid-19 em cruzeiros no Brasil
Anvisa recomenda ao Ministério da Saúde suspender a temporada de navios de cruzeiro
Conforme a Clia, a suspensão temporária e voluntária ocorre com efeito imediato para novas partidas, e nenhum hóspede será embarcado. Somente os cruzeiros atuais vão finalizar seus itinerários conforme planejado.
Em Santos, o Costa Fascinosa tem embarque previsto para esta segunda-feira, no entanto, a empresa ainda não informou se a embarcação realizará a viagem. Há passageiros esperando há mais de sete horas no Terminal Marítimo de Passageiros (Concais).
A associação afirma, ainda, que está trabalhando em nome da MSC Cruzeiros e da Costa Cruzeiros para alinhar com as autoridades do Governo Federal, Anvisa, estados e municípios em relação às interpretações e aplicações dos protocolos operacionais de saúde e segurança que haviam sido aprovados no inicio da atual temporada, no mês de novembro.
Anvisa já havia reforçado urgência de interrupção da temporada
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu, neste domingo (2), um comunicado contraindicando o embarque de passageiros que possuem viagens programadas em navios de cruzeiro para os próximos dias, após os surtos a bordo das embarcações que operam no país. A agência reguladora também reforçou a urgência da imediata interrupção da temporada de navios de cruzeiro no Brasil.
A recomendação da Anvisa, segundo comunicado, leva em consideração a mudança rápida no cenário epidemiológico, o risco de prejuízos à saúde dos passageiros e a imprevisibilidade das operações neste momento.
A orientação feita pela agência reguladora acontece após pelo menos três navios de cruzeiro registrarem casos de Covid-19 a bordo nos últimos dias.
Situação dos navios
Segundo a Anvisa, há atualmente cinco navios de cruzeiro operando em águas brasileiras. O Costa Diadema teve a operação interrompida na sexta-feira (30). A embarcação chegou ao Porto de Santos na manhã desta segunda-feira para o desembarque dos passageiros e tripulantes a bordo. A companhia marítima Costa Crociere anunciou o cancelamento das próximas duas saídas do cruzeiro, que entrou em quarentena.
O navio MSC Preziosa atracou na manhã deste domingo no Porto do Rio de Janeiro. O desembarque dos passageiros foi iniciado após avaliação das autoridades de saúde da situação epidemiológica a bordo. A embarcação está no nível 3 do cenário epidemiológico. De acordo com essa avaliação, os novos embarques neste domingo foram autorizados.
Já o Costa Fascinosa e o MSC Seaside seguem operando, no nível 3 do cenário epidemiológico, mas, segundo a Anvisa, a mudança deste cenário pode impedir novos embarques e levar ao encerramento dos cruzeiros. O Costa Fascinosa está no Porto de Santos, e passageiros aguardam para saber se a embarcação seguirá ou não viagem.
Neste domingo, passageiros que aguardavam para embarcar no MSC Splendida em Santos foram informados que o navio não seguiria viagem, após aguardarem no terminal de embarque durante todo o dia. Apesar do anúncio aos passageiros ter sido feito apenas durante a noite, a Anvisa informou que a embarcação já havia sido notifica no sábado (1º) sobre o impedimento de embarque.
O MSC Splendida já havia tido sua operação interrompida no último dia 30, com passageiros isolados em suas cabines. O cenário epidemiológico do navio foi alterado para nível 4 no domingo, que implica em quarentena para a embarcação.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos