MSC Splendida entra em quarentena no Porto de Santos após suspender cruzeiro às pressas devido a casos de Covid-19

MSC Splendida tinha previsão de iniciar uma nova viagem neste domingo (2), mas passageiros receberam o comunicado sobre o cancelamento no início da noite. Casos de Covid-19 na viagem motivaram determinação. MSC Splendida com Réveillon previsto no RJ retornou às pressas para o Porto de Santos após surto de Covid-19
Vanessa Rodrigues/Jornal A Tribuna
O navio MSC Splendida entrou na área de fundeio do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, para cumprir a quarentena determinada pela Anvisa, por volta de 23h30 deste domingo (2). O navio teve o cruzeiro suspenso após cerca de 2 mil passageiros esperarem por horas pelo embarque no Terminal Marítimo de Passageiros (Concais).
Clia anuncia que operações de cruzeiros no Brasil estão suspensas até 21 de janeiro
De acordo com uma nota divulgada pela Anvisa, as investigações conduzidas nos últimos dias demonstram que o vírus Sars-Cov-2 se espalha facilmente entre pessoas próximas a bordo de navios e a chance de contrair Covid-19 nos cruzeiros é alta.
LEIA MAIS:
Ministério da Saúde diz que ‘avaliará medidas’ após surto de Covid-19 em cruzeiros no Brasil
Anvisa recomenda ao Ministério da Saúde suspender a temporada de navios de cruzeiro
Milhares de passageiros aguardaram durante todo o domingo para saber se poderiam embarcar em navio
Matheus Tagé/Jornal A Tribuna
De acordo com uma nota divulgada pela Anvisa, a embarcação foi notificada no sábado (1º) sobre o impedimento de embarque, mas os passageiros só foram comunicados às 18h30 de domingo (2), quando mais de 2 mil pessoas esperaram no saguão por horas. Todas já tinham sido testadas para a Covid-19 e despachado as bagagens.
Até cerca de 17h, de 2.073 testados para a Covid-19, 25 passageiros tiveram resultado positivo para a doença e foram obrigados a deixar o terminal assim que receberam os exames. O número representava 1,15% do total.
Durante a espera, passageiros reclamaram de falta de informação, pouca comida disponível e aglomeração no terminal. Imagens obtidas pelo g1 mostram uma multidão aglomerada tentando pegar um pedaço da pizza que passou a ser distribuída para pessoas que estavam sem se alimentar.
Multidão, pouca informação e briga por comida: como foram as horas de espera por cruzeiro
Ainda sobre a Anvisa, a agência reguladora informou que as investigações conduzidas nos últimos dias demonstram que o vírus Sars-Cov-2 se espalha facilmente entre pessoas próximas a bordo de navios e a chance de contrair Covid-19 em navios de cruzeiro é alta. A recomendação também apontava a necessidade de quarentena do navio no Porto de Santos imediatamente.
O MSC Splendida já havia tido sua operação interrompida no último dia 30, com passageiros isolados em suas cabines. A retomada da operação, que estava prevista para esse domingo, dependia de nova avaliação pela Anvisa, que não autorizou a embarcação a seguir nova viagem.
A Anvisa já havia recomendado ao Ministério da Saúde, na última sexta-feira (31), a suspensão provisória da temporada de navios de cruzeiro, até que sejam debatidas as questões que envolvem uma eventual retomada das operações. E, neste domingo (2), voltou a reiterar a importância da medida.
Até o momento, o Ministério da Saúde informou apenas que avaliará as medidas cabíveis em conjunto com os ministérios relacionados ao tema.
Milhares de passageiros aguardaram durante todo o domingo para saber se poderiam embarcar em navio
Matheus Tagé/Jornal A Tribuna
MSC Cruzeiros
Por meio de nota enviada na noite de domingo, a MSC Cruzeiros contradiz a Anvisa e afirma que a companhia recebeu a informação das autoridades de que o MSC Splendida não foi autorizado a realizar o embarque dos hóspedes no fim da tarde de domingo, e não no sábado, como disse a agência reguladora.
A empresa afirmou também que lamenta a situação e oferece aos hóspedes as opções de uma carta de crédito no valor do cruzeiro original, que pode ser resgatada em qualquer cruzeiro futuro até o dia 31 de dezembro de 2022 e, adicionalmente, um crédito a bordo de 200 USD/EUR por cabine para o próximo cruzeiro, ou o reembolso total dos valores pagos pelo cruzeiro.
A MSC informou que também será realizado o reembolso dos pacotes pré-pagos (bebidas, excursões, etc.) e que dará suporte aos hóspedes, incluindo apoio logístico, para que retornem para as suas casas. E, por fim, afirma que seguiu rígidos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.
Anvisa reforça urgência de interrupção da temporada
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu, neste domingo (2), um comunicado contraindicando o embarque de passageiros que possuem viagens programadas em navios de cruzeiro para os próximos dias, após os surtos a bordo das embarcações que operam no país. A agência reguladora também reforçou a urgência da imediata interrupção da temporada de navios de cruzeiro no Brasil.
A recomendação da Anvisa, segundo emitido em comunicado, leva em consideração a mudança rápida no cenário epidemiológico, o risco de prejuízos à saúde dos passageiros e a imprevisibilidade das operações neste momento.
A orientação feita pela agência reguladora acontece após pelo menos três navios de cruzeiro registrarem casos de Covid-19 a bordo nos últimos dias.
No Rio de Janeiro (RJ), o MSC Preziosa atracou na manhã deste domingo (2) com 28 casos de Covid-19 a bordo. O Costa Diadema teve as atividades interrompidas pela Anvisa no dia 30 de dezembro, quando a embarcação estava ancorada no porto de Salvador. O navio foi liberado no dia seguinte para voltar ao Porto de Santos para o desembarque dos passageiros, mas permaneceu com atividades suspensas.
VÍDEOS: as notícias mais vistas do g1