Litoral

Defesa Civil emite alerta com previsão de chuvas com raios e ventos para litoral de SP


Expectativa é que chova até 80 mm, entre esta terça-feira (11) e quinta-feira (13), na Baixada Santista. Segundo o meteorologista da Defesa Civil de Santos, Franco Cassol, tempo deve melhorar no final de semana. Defesa Civil emitiu alerta de chuva forte em cidades da Baixada Santista
Itaicy Julio/Arquivo Pessoal
A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para a previsão de chuvas fortes seguidas por raios e ventos, entre esta terça-feira (11) e quinta-feira (13), para a Baixada Santista, região do litoral de São Paulo, e Vale do Ribeira, no interior paulista. Para a Baixada Santista, a expectativa é que chova até 80 mm. Já para o Vale do Ribeira, a previsão é de um volume de até 150 mm neste período.
De acordo com o órgão estadual, diante deste cenário, a recomendação é atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos. Diante disso, em caso de emergências, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Na última semana, a Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para a previsão de chuvas fortes seguidas por raios e ventos, entre quarta-feira (5) e sábado (8), para a Baixada Santista, região do litoral de São Paulo, e Vale do Ribeira, no interior paulista, com possibilidade de chuvas entre 100 e 145 mm neste período.
O meteorologista da Defesa Civil de Santos, Franco Cassol, disse, nesta terça-feira (11), ao g1 que a previsão é de pancadas de chuva nessa semana, com um volume menor, e que o tempo melhore no final de semana. “No final de semana, deve melhorar, mas realmente a gente está com uma configuração que tem provocado muitas chuvas na região desde o começo do verão, desde o começo do ano”, disse.
Ainda de acordo com ele, existe a possibilidade deste verão ser mais chuvoso que o normal. “Nesse primeiro recorte do verão acabou que tem chovido acima do normal. Não é que não fosse esperado, a Defesa Civil trabalha com a possibilidade de ter essas chuvas fortes mesmo, mas acabou que choveu um pouco acima do normal e isso pode resultar sim em um verão um pouco mais chuvoso”.
O coordenador municipal da Defesa Civil em Santos, Daniel Onias, destacou que é importante a população acompanhar pelos veículos de comunicação e também se cadastrar para receber os alertas da Defesa Civil. Para acionar o serviço, basta enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 informando o CEP de onde reside. Alertas específicos serão enviados quando a Defesa Civil julgar necessário.
Chuva na região
Em Santos, o índice pluviométrico das últimas 72 horas é de 71,8 mm e o do mês, 233,4 mm. Os morros seguem em estado e atenção. Segundo a Prefeitura, o mês de janeiro em 2021 registrou 233,8 mm de chuva e em 2020, 276mm.
Já Praia Grande, informou, por meio da Defesa Civil, que o índice de chuva das últimas 72 foi de 49 mm e das últimas 24h de 3 mm, com isso, o acumulado do mês até o momento é 246,5 mm. Em janeiro de 2021, o índice registrado foi de 337,5 mm.
A Defesa Civil de Guarujá informou que o acumulado das últimas 24 horas foi de 1 mm. Já o acumulado mensal está em 190 mm. O ano passado o acumulado de janeiro foi de 271 mm.
O g1 entrou em contato com as demais cidades da Baixada Santista, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »