Litoral

Raquel Chini cumpriu oito de 25 promessas feitas em entrevista ao g1 após 1º ano de gestão em Praia Grande


Levantamento considera promessas assumidas pela prefeita, durante as eleições municipais, e publicadas em entrevista ao g1 em outubro de 2020. Raquel Chini (PSDB), prefeita de Praia Grande, SP
Divulgação
Finalizar a ampliação de 100 leitos no Hospital Irmã Dulce, construir novas Unidades de Saúde da Família e Academias da Saúde, implementar pelotão da Guarda Civil Municipal no bairro Solemar e criar cursos de capacitação de mão de obra para o setor cultural estão entre as promessas feitas pela atual prefeita de Praia Grande, no litoral de São Paulo, Raquel Chini (PSDB), durante a campanha eleitoral da eleição municipal que ela venceu com 53,52% dos votos.
Durante as eleições, o g1 entrevistou cada um dos candidatos às prefeituras da Baixada Santista e ouviu as principais propostas ao Executivo. Um levantamento mostra que, de 25 promessas checadas, Raquel Chini cumpriu integralmente oito delas, enquanto seis estão em progresso e, ainda, 11 não foram cumpridas.
Para selecionar as promessas em 2020, foram consideradas aquelas que podem ser claramente cobradas, medidas e que foram apresentadas na série de entrevistas publicadas pelo g1 no mês de outubro daquele ano. As propostas checadas pertencem às áreas da saúde, educação, segurança, cultura, habitação, transporte e turismo.
Veja abaixo detalhes de cada promessa por área de atuação:
Saúde
Finalizar a ampliação de 100 leitos no Hospital Irmã Dulce – em progresso
O município já ampliou 50 leitos no Hospital Irmã Dulce em dezembro de 2020 e os outros 50 estão previstos para entrar em funcionamento neste ano.
Criação do Centro de Hemodinâmica – não cumprida ainda
O projeto está em estudo técnico e deve ser executado em breve, mas ainda sem prazo estabelecido pela prefeitura.
Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande, ganhou novos leitos em 2020
Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
Construir novas Unidades de Saúde da Família – não cumprida ainda
Os projetos arquitetônicos de quatro novas Unidades de Saúde estão prontos. A previsão é de iniciar as obras ainda neste ano.
Construir novas Academias da Saúde – não cumprida ainda
Assim como com as USFs, os projetos arquitetônicos de quatro Academias da Saúde também estão finalizados e com previsão de início de obras ainda neste ano.
Ampliação do Projeto Bicharada – não cumprida ainda
A prefeitura informou que está terminando o estudo técnico para ampliação do projeto, que deverá acontecer em breve.
Escola municipal de Praia Grande
Prefeitura de Praia Grande
Educação
Implantação do Ponte do Saber- cumprida
O projeto Ponte do Saber tem como objetivo detectar os alunos com perdas de aprendizado em virtude da pandemia, oferecendo reforço escolar pela rede municipal de ensino. O projeto já está em vigor.
As atividades complementares são publicadas na Plataforma Digital Educacional e possibilitam aos alunos aprenderem os conteúdos defasados. As atividades entram na carga horária do aluno, aumentando-a para além das 800 horas. Ao professor, cabe o acompanhamento das atividades do projeto em sala de aula, realizando a correção e esclarecendo dúvidas. Para os alunos que não possuem internet, as atividades continuam sendo impressas.
Ampliação do programa De Olho no Futuro – não cumprida ainda
O objetivo do programa é a doação de óculos de grau a alunos com deficiência visual na rede municipal de ensino. A prefeitura informou que, com a volta às aulas, o programa será retomado e deve ser ampliado nos próximos meses.
Criação de mais 2 mil vagas nas creches; 2.500 vagas para alunos do Ensino Infantil; 6 mil vagas no Ensino Fundamental – em progresso
Com relação às vagas da Educação Infantil, em creches e pré-escolas, a prefeitura informou que ano passado foram entregues mais de 600 novas vagas com a ampliação das escolas municipais Newton de Almeida Castro e Idalina da Conceição Pereira, além da inauguração da escola Vereadora Isaura Campos Garcia, que passa a funcionar já a partir deste ano.
Já com relação às demais vagas, a prefeitura informou que a inauguração das ampliações das escolas Sebastião Tavares de Oliveira e Professora Maria Nilza da Silva Romão estão prestes a acontecer; além da inauguração da nova unidade de Educação Infantil no Bairro Boqueirão. Todas serão entregues em janeiro durante a programação do aniversário da cidade.
Outras duas escolas entrarão em obras para ampliação de capacidade, são elas: escola municipal Paulo de Souza Sandoval e Professora Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo. Além disso, a construção de outras dez unidades escolares estão previstas até o fim do mandato.
Escola municipal Newton de Almeida Castro em Praia Grande foi ampliada em 2021
Prefeitura de Praia Grande/Divulgação
Segurança
Implementação de pelotão da Guarda Civil Municipal no bairro Solemar – em progresso
A 3ª Inspetoria da Guarda Civil Municipal (GCM) será construída na Praça Carlos Gomes, no Bairro Solemar. O projeto já foi elaborado e aprovado pela Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) e deverá ser executado até o final do ano.
Aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal – não cumprida ainda
Há previsão de um novo concurso para a Guarda Civil Municipal ainda neste ano, porém segue sem data definida segundo a prefeitura.
Novos equipamentos e viaturas para a GCM – cumprida
Em 2020, foram entregues dez motos para a Guarda Civil Municipal e a aquisição de 93 smartphones com acesso a um aplicativo específico para as equipes da GCM, com transmissão de dados ao Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), além de armamento de menor potencial ofensivo (choque).
GCM de Praia Grande (SP) ganhou novos equipamentos em 2021
Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
Ampliação das câmeras de monitoramento – cumprida
Durante a campanha, o número de câmeras de monitoramento na cidade eram cerca de 2,7 mil. Segundo a administração municipal, a cidade fechou o ano de 2020 com 2.997 câmeras instaladas em diversos pontos da cidade. Os equipamentos são dotados de tecnologia moderna, como softwares de reconhecimento de placas e reconhecimento facial.
Cultura
Criação de cursos de capacitação de mão de obra para o setor cultural – cumprida
Em 2021, a prefeitura ofereceu oficinas gratuitas em parceria com o Instituto de Apoio à Cultura, a Língua e a Literatura (Poiseis), organização social do Governo de SP. As oficinas, todas online, contemplaram vários setores artísticos como fotografia, audiovisual, teatro, literatura, entre outros. Além disso, o Núcleo Artístico Palácio das Artes exerce papel fundamental na formação de jovens e adultos em teatro, música, entre outras modalidades ofertadas.
Desenvolvimento da Escola de Artes – cumprida
O Núcleo Artístico Palácio das Artes retomou as atividades presenciais no ano passado, juntamente com a escola Porto das Artes, que passou a funcionar no Palácio das Artes. A fusão ampliou o número de vagas para oficinas culturais, como violão, teatro, musicalização, jazz e canto e coral.
Habitação
Regularização fundiária no município – em progresso
O objetivo inicial era de 1,4 mil moradias com títulos de regularização fundiária entregues aos proprietários. Destes, 200 já foram entregues e mais 2,3 mil estão em andamento. Por meio de parceria com o Governo Federal, o número pode chegar a mais de 3 mil títulos até o final de 2024, ou seja, o dobro da meta inicial, segundo a prefeitura.
Transporte
Corredores de ônibus nas vias marginais – em progresso
Os corredores de ônibus nas marginais compõem o Projeto do BRT (corredor exclusivo de ônibus), ligando os bairros do Caiçara ao Sitio do Campo, conforme projeto protocolado junto à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). A prefeitura concluiu o trecho entre os bairros Solemar, divisa com Mongaguá, e Caiçara.
O trecho do Caiçara até o bairro Maracanã também está pronto e deve ser oficialmente entregue no início deste ano. Com isso, a previsão é de conclusão de 11,8 km do projeto.
Ciclovias em Praia Grande
Divulgação
Ampliação de ciclovias – não cumprida ainda
Atualmente, são 98,9 km de ciclovias e ciclofaixas em Praia Grande. A previsão é que, nos próximos anos, a cidade ultrapasse os 100 km de malha cicloviária, mas estudos sobre a possibilidade de instalação em novos projetos urbanísticos ainda estão em andamento.
Implantação de bicicletários públicos nos terminais rodoviários – não cumprida ainda
Os bicicletários, que terão estruturas com espaços para guarda de bicicletas, vestiários e setor administrativo, serão construídos anexos aos Terminais Tude Bastos e Tatico, para permitir a integração com o sistema de transporte público.
O projeto do “Bicicletário Tude” está definido e se encontra em fase de orçamento junto à Secretaria de Obras Públicas e em seguida passará por licitação. Já o “Bicicletário Tatico” está em estudos para definição do local exato de instalação, quando será, então, iniciada a concepção do projeto básico.
Modernização da frota de ônibus municipais – cumprida
Ao longo do ano passado, a frota municipal do transporte coletivo foi modernizada com a substituição de 15 ônibus das linhas da cidade por modelos mais novos. Os novos ônibus possuem tecnologia de menor emissão de gases poluentes na atmosfera, ar-condicionado, wi-fi, acessibilidade completa e tecnologia antiviral e antibacteriana. Todos segues as especificações de acessibilidade da ABNT-NBR.
Orla da praia, em Praia Grande
Prefeitura de Praia Grande
Turismo
Implantação de novos parques municipais – não cumprida ainda
A implantação do Parque de Lazer Vila São Jorge já está em fase de formatação de estudos, para que seja construído beneficiando moradores do Bairro Antártica, com espaços de convivência e para a prática de esportes. A obra ainda não teve início e não há previsão.
Formatação do Circuito Turístico Histórico-Cultural – não cumprida ainda
A formatação do Circuito Turístico Histórico-Cultural está em fase de estudos.
Criação de um portal turístico online – cumprida
O hotsite de Turismo de Praia Grande foi lançado em julho do ano passado, reunindo informações sobre eventos e pontos turísticos da cidade.
Outros
Ampliar atendimentos do Banco do Povo – cumprida
Houve a renovação do convênio junto ao Governo do Estado, assim como o aumento do limite de crédito, que agora chega até R$ 21 mil para pessoa jurídica e até R$ 15 mil para pessoa física.
Projeto do Complexo Empresarial e Aeroportuário Andaraguá
Divulgação/ ICIPAR
Implantação do Complexo Industrial Andaraguá – em progresso
A licença prévia da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) já saiu e as obras do Complexo Industrial Andaraguá estão previstas para começar em janeiro. As obras estão divididas em cinco fases de 2 anos cada, e a previsão é que sejam gerados 17 mil empregos diretos. Nesta primeira fase, iniciada agora em janeiro, a expectativa é a geração de 3,5 mil empregos.
Aumento nas vagas no Programa de Apoio ao Desempregado – não cumprida ainda
A prefeitura informou que o Programa de Apoio ao Desempregado está em estudo técnico para futura ampliação.
Outras informações sobre as propostas apresentadas por Raquel Chini durante as eleições municipais podem ser consultadas em seu plano de governo, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
VÍDEOS: as notícias mais vistas do g1

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »