Litoral

Após Anvisa recomendar cancelamento da temporada de cruzeiros, tripulantes dizem confiar nas autoridades e aguardam decisão


Anvisa recomendou o fim da temporada de cruzeiros em comunicado divulgado nesta quarta (12). Temporada foi suspensa em todo o Brasil, com previsão de retomada a partir de 21 de janeiro. MSC Splendida está no Porto de Santos em quarentena
Divulgação/MSC
Tripulantes a bordo de dois navios de cruzeiro que cumprem quarentena no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, após casos de Covid-19, dizem confiar na decisão das autoridades brasileiras sobre a retomada ou o cancelamento da temporada, que deve ser anunciada nos próximos dias. As viagens marítimas estão suspensas até o dia 21, mas a Anvisa já divulgou um comunicado recomendando a suspensão definitiva dos cruzeiros.
Um dos trabalhadores está a bordo do MSC Splendida. Ele, que preferiu não se identificar, diz que optaria pela liberação do retorno das viagens, mas que acredita na deliberação dos órgãos públicos para a tomada da decisão.
Apesar de afirmar que a Anvisa “tem exercido um excelente trabalho”, o tripulante confessa que espera pela retomada segura. “Obviamente, teremos que respeitar, não podemos chamar de exagero qualquer medida que seja tomada para prevenir vidas”, diz.
LEIA MAIS:
Número de tripulantes com Covid-19 em navios de cruzeiros mais que dobra em dois dias, segundo Anvisa
Clia anuncia que operações de cruzeiros no Brasil estão suspensas até 21 de janeiro
Tripulante relata rotina de quarentena em cruzeiro com centenas de casos de Covid a bordo
MSC Splendida foi a primeira embarcação a chegar ao Porto de Santos, SP, para dar início à temporada de cruzeiros 2021/2022
Arquivo Pessoal/Malta.Drone
Outro tripulante ouvido pelo g1 está no Costa Diadema, um dos navios com mais casos positivos entre os trabalhadores, segundo a última atualização da Anvisa. Ele, que já relatou ao g1 como está sendo a própria rotina desde quando entrou em quarentena, diz que “quer que o correto aconteça, seja o que for”.
Segundo o tripulante, alguns de seus colegas estão divididos sobre o retorno da temporada. “Tem várias pessoas que comentam nos grupos, a favor e contra, mas a galera pensa mesmo em não perder o emprego, querem correr os riscos”, diz. “Eu quero que o correto aconteça, porque, de verdade, estou vivendo um dia após outro”.
“Se for um retorno seguro, com mais protocolos, sim. Caso contrário, melhor continuarmos em quarentena”, diz o tripulante.
MSC Seaside chegou ao Porto de Santos para o desembarque de passageiros
Luciana Moledas/g1
Tripulantes com Covid-19
O número de tripulantes de cruzeiros marítimos na costa brasileira diagnosticados com Covid-19 mais que dobrou em dois dias de testagem, segundo a última atualização da Anvisa, divulgada na noite de 6 de janeiro.
Cinco navios atuam na costa brasileira. Nestes navios, o número total de tripulantes com Covid-19 passou de 184 para 505, de acordo com os boletins emitidos pela Anvisa nos dias 4 e 6 deste mês.
Os navios que registraram o maior número de casos entre os tripulantes foram o Costa Diadema, com 204, e o MSC Splendida, com 127. Os dois estão em quarentena no Porto de Santos. A embarcação que registra o menor número, 12, é o Costa Fascinosa.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »