Adolescente é atropelada e tem rosto cortado por carrocelas que faziam ‘zigue-zague’ em ciclovia no litoral de SP

Jovem sofreu ferimentos principalmente na região da boca e do maxilar, e está se recuperando em casa. Caso ocorreu em Praia Grande. Nataly foi ferida no rosto durante acidente com carrocelas em ciclovia de Praia Grande, SP
Arquivo Pessoal
Uma adolescente de 14 anos foi atropelada por carrocelas enquanto andava de patins pela ciclovia de Praia Grande, no litoral de São Paulo. A jovem sofreu ferimentos na face, principalmente na região da boca e do maxilar, e está se recuperando em casa.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A mãe da vítima, Yara Barros, de 42 anos, relatou ao g1 nesta sexta-feira (14) que a menina voltava de uma aula de patins pela ciclovia da avenida da praia, quando, no trecho do bairro Aviação, foi atropelada por duas carrocelas, que estavam interligadas.
Nataly contou à mãe que seguia pela via quando os dois veículos vieram na direção contrária, em alta velocidade. Jovens dirigiam as carrocelas em “zigue-zague”, e não conseguiram controlar os veículos ao passarem por uma curva.
“Estavam indo rápido pela ciclovia, em zigue-zague, mas não deram conta na curva, e um deles tombou. O problema [do aumento de pessoas usando o equipamento] é o mau uso, a irresponsabilidade”, disse a mãe.
Nataly foi ferida no rosto durante acidente com carrocelas em ciclovia de Praia Grande, SP
Arquivo pessoal
O veículo que vinha à frente tombou, e o de trás colidiu contra a traseira do primeiro. A jovem de patins foi atingida por um desses veículos no rosto. Com o impacto, os óculos dela chegaram a ser arremessados para longe.
Segundo o relato da jovem, os condutores pararam para prestar socorro, mas ela dispensou e ligou para a mãe, pedindo para buscá-la. Quando Yara chegou ao local, Nataly estava sentada no chão, com o rosto machucado.
A mãe a levou para uma farmácia, onde comprou remédios e pomadas para cuidar dos ferimentos em casa. No entanto, nesta quinta-feira (13), Nataly amanheceu vomitando bastante, segundo Yara. “Não sei se foi por causa do nervoso ou se [o veículo] atingiu ela em outro lugar”, disse.
Carrocelas
Carrocelas são veículos similares a triciclos, mas têm mais de três aros. O uso no município é regulamentado desde 2017, pela Lei Municipal 1.869/2017. A normativa dispõe não somente sobre o uso, mas também o aluguel destes modelos de veículos.
Yara aponta que, durante a temporada de verão, quando milhares de turistas vão a Praia Grande, o número de veículos do tipo pelas ciclovias aumenta. “Mas isso não é problema. O problema é o mau uso. O pessoal anda em uma velocidade muito grande”.
Carrocelas são veículos regulamentados em Praia Grande, SP
Reprodução
Dentre as características físicas, o veículo precisa ter campainha, sinalização noturna dianteira e traseira, espelho retrovisor do lado esquerdo e direito, não pode exceder 1,05 m de largura de cada faixa existente na ciclovia, bem como possuir comprimento máximo de 4 m, incluindo nesse limite o conjunto de veículos engatados.
Os veículos locados somente poderão transitar pela ciclovia da orla (Avenida Presidente Castelo Branco), e não podem ficar estacionados em vias públicas ou sobre calçadas, devendo ficar expostos na área específica destinada ao comércio.
O não cumprimento da lei será considerado como infração, sujeitando a pessoa jurídica proprietária da carrocela à apreensão do veículo e multa.
VÍDEOS: As notícias mais vistas do g1