Mundo

EUA e Japão alertam sobre tsunami

EUA e o Japão aconselharam as pessoas em suas costas do Pacífico a se afastarem da costa

O Japão alertou para ondas de até três metros, e ondas de 1,2 metros atingem o sul do país.

Os EUA alertaram para fortes correntes e ondas e inundações costeiras.

A enorme erupção vulcânica submarina fez com que ondas de mais de um metro colidissem com Tonga.

A erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai foi ouvida em todo o Pacífico Sul e, eventualmente, tão longe quanto os EUA.

Muitas partes de Tonga, cuja capital fica a apenas 65 km (40 milhas) ao sul da erupção, estão cobertas de cinzas e estão passando por um apagão quase total de energia, linhas telefônicas e serviços de internet. A extensão de quaisquer ferimentos ou danos ainda não é clara.

Imagens de mídia social mostraram água lavando uma igreja e várias casas, e testemunhas disseram que as cinzas estavam caindo sobre a capital, Nuku’alofa.

1 px linha transparente

Vídeos nas redes sociais mostraram engarrafamentos enquanto as pessoas tentavam fugir de áreas baixas de carro.

Uma moradora, Mere Taufa, disse que a erupção ocorreu enquanto sua família se preparava para o jantar, e seu irmão mais novo achava que bombas estavam explodindo nas proximidades.

“Meu primeiro instinto foi me esconder debaixo da mesa, peguei minha irmãzinha e gritei para meus pais e outras pessoas na casa fazerem o mesmo”, disse ela ao site de notícias neozelandês Stuff.co.nz.

Ms Taufa disse que a próxima coisa que ela sabia, a água estava correndo em sua casa.

“Você podia ouvir gritos em todos os lugares, pessoas gritando por segurança, para que todos chegassem a um terreno mais alto”, acrescentou ela.

As nuvens de gás, fumaça e cinzas saindo do vulcão atingiram 20 km no céu, disse o Serviço Geológico de Tonga.

1 px linha transparente

No Japão, o tsunami de 1,2 m foi registrado no distrito de Kominato, na ilha de Amami-Oshima, na província de Kagoshima, às 23h55 (14h55 GMT) de sábado.

A erupção inicial de oito minutos foi tão violenta que pode ser ouvida como “sons altos de trovão” em Fiji, a mais de 800 quilômetros de distância, segundo autoridades da capital, Suva.

O governo de Fiji emitiu um alerta de tsunami e abriu centros de evacuação para pessoas nas áreas costeiras. Vanuatu, outra nação insular no Pacífico, emitiu um aviso semelhante.

O professor Shane Cronin, vulcanologista da Universidade de Auckland, disse que a erupção foi uma das maiores em Tonga nos últimos 30 anos.

“Este é um evento muito grande – é uma das erupções mais significativas da última década, pelo menos”, disse ele à BBC.

“A coisa mais notável sobre isso é a rapidez e violência com que se espalhou. Este era maior, um espalhamento lateral muito mais amplo, muito mais cinzas foram produzidas. Acredito que muitos centímetros de cinzas foram depositados em Tonga.”

Um porta-voz do governo australiano disse que o primeiro-ministro e o ministro das Relações Exteriores estão monitorando a situação e prontos para fornecer apoio a pedido.

Um alerta de tsunami foi emitido para partes da costa leste da Austrália e da Tasmânia.

Na Nova Zelândia, que fica a mais de 2.300 km de Tonga, a Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências disse que as áreas costeiras na costa norte e leste da Ilha do Norte podem ver “correntes fortes e incomuns e ondas imprevisíveis na costa”.

O meteorologista local Weather Watch twittou sobre a erupção: “A liberação de energia é simplesmente surpreendente”, acrescentando: “Relatos de pessoas ouvindo os estrondos sônicos em toda a Nova Zelândia”.

Fonte; BBC

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »