Litoral

Crianças começam a ser vacinadas contra a Covid-19 na Baixada Santista, SP


Crianças com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas começaram a ser vacinadas em Santos, São Vicente e Itanhaém. Pequena Lauana Gabriel Jâxuká Rêté, de 10 anos, foi a primeira criança a receber a dose em São Vicente, SP
Nina Barbosa/g1
As crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas começam a ser imunizadas contra a Covid-19 em cinco cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, nesta segunda-feira (17). São Vicente, Santos, Itanhaém iniciaram a aplicação das doses pela manhã, enquanto Praia Grande e Peruíbe devem iniciar à tarde.
A vacinação infantil será feita em etapas em todos os municípios. O primeiro grupo a receber as doses é o de crianças com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas. Para receber a dose, o pai ou responsável deve estar presente e apresentar um laudo médico indicando qual tipo de doença ou condição da criança.
LEIA MAIS:
Devo ou não mandar meu filho para a escola antes de vaciná-lo contra a Covid? Especialistas explicam
Vacina contra Covid-19 em crianças no Brasil: veja o que se sabe
Em São Vicente, a vacinação foi aberta com uma cerimônia da primeira aplicação. A menina indígena Lauana Gabriel Jâxuká Rêté, de 10 anos, da etnia Guarani Mbyá, foi a primeira criança a ser imunizada na cidade. Ela mora em uma aldeia de São Vicente.
Pequena Lauana Gabriel Jâxuká Rêté, de 10 anos, foi a primeira criança a receber a dose em São Vicente, SP
Nina Barbosa/g1
Ela recebeu a dose na UBS Bitaru às 9h. A unidade de saúde é um dos seis postos de saúde que vão disponibilizar as doses, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30.
Uma cerimônia da primeira aplicação também foi realizada em Itanhaém, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade. Às 10h, a primeira criança a receber a dose foi Antônio Henrique Farias Rodrigues Rocha, de 8 anos.
Para a aplicação da dose, os pais ou responsáveis devem realizar o agendamento das crianças com algum tipo de comorbidade no site da prefeitura de Itanhaém. O atendimento será realizado durante a semana nas Unidades de Saúde da Família (USFs) nos bairros e aos sábados no Posto Volante de Vacinação, na Rua Aécio Mennucci, 281, no Centro da cidade.
Já em Santos, a vacinação teve início também às 9h, mas não contou com cerimônia de primeira aplicação. O município recebeu 1.840 doses e serão oito postos de vacinação, que vão funcionar das 9h às 16h.
Antônio Henrique Farias Rodrigues Rocha, de 8 anos, foi o primeiro a receber a dose no município
Divulgação/Prefeitura de Itanhaém
Outras cidades
Em Praia Grande, a cidade recebeu 1.600 doses que serão aplicadas a partir de 13h nesta segunda-feira. De terça-feira (18) em diante, os oito polos de vacinação funcionarão de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h
Em Peruíbe, a vacinação acontecerá mediante de agendamento prévio, para evitar o desperdício de doses. A cidade recebeu 560 doses e a aplicação terá início pela tarde desta segunda.
Guarujá irá vacinar as crianças a partir de terça-feira (18), das 9h às 15h, em seis postos de vacinação, que deixarão de vacinar adultos. Na cidade, são cerca de 33,6 mil crianças nesta faixa etária.
VÍDEOS: as notícias mais vistas do g1
A

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »