Motociclista tem pescoço cortado por linha com cerol e é internado na UTI no litoral de SP: ‘perdeu muito sangue’

Ricardo José da Silva, de 46 anos, segue internado em hospital de Santos. Motociclista teve pescoço cortado por linha de pipa com cerol e está internado na UTI em Santos, SP
Arquivo Pessoal
Um motociclista de 46 anos sofreu um corte no pescoço causado por uma linha de pipa com cerol, enquanto trafegava por uma rua de Santos, no litoral de São Paulo. Segundo informado ao g1 nesta terça-feira (18), ele perdeu muito sangue e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital da cidade. O uso de cerol é proibido por lei (leia mais abaixo).
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Conforme apurado pelo g1, Ricardo José da Silva estava pilotando sua moto no domingo (16), quando, por volta das 17h30, foi atingido por uma linha de pipa com cerol, no bairro Vila São Jorge.
“Pelo horário, ele estava indo trabalhar. Ele sentiu a blusa dele molhar [de sangue], e acho que, quando sentiu, tentou pegar [a linha] com a mão, porque também cortou os dedos”, diz a autônoma Érika Fernandes, de 36 anos, sobrinha da vítima.
Em seguida, conforme relata Érika, ele sentiu que a camisa estava ainda mais molhada de sangue, então parou e pediu por socorro, sendo ajudado por moradores do bairro, que acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Em nota, a Secretaria de Saúde de Santos confirmou que o Samu foi acionado para a ocorrência, e informou que a vítima foi estabilizada pela equipe e encaminhada para um hospital de Santos.
“No hospital, ele precisou receber bolsa de sangue, porque perdeu muito sangue. Fez uma cirurgia e está na UTI, estável, mas ainda é preocupante, porque estão sendo feitos mais exames, para ver se terão maiores danos. É muito triste saber que ainda há pessoas que soltam pipa com linha com cerol, uma brincadeira que pode virar uma arma e tirar vidas, ou deixar sequelas”, lamenta Érika.
A sobrinha ainda afirma que Ricardo precisa de doação sangue. Para doar, a pessoa pode comparecer à Santa Casa de Santos, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h; e sábado, das 7h às 11h, e dizer o nome completo dele (Ricardo José da Silva).
Uso de cerol é proibido por lei
O uso de cerol em linhas de pipa, a conhecida mistura entre cola e vidro, passou a ser proibida no estado com o Projeto de Lei 765/2016, aprovado pelos deputados da Alesp e sancionado pelo governador.
De autoria do deputado Coronel Telhada (PP), a proposta proíbe o cerol, assim como qualquer outro material cortante que possa ser aplicado nas linhas. A proibição abrange o uso, a posse, a fabricação e a comercialização da mistura cortante, também conhecida como ‘linha chilena’.
Caso a lei seja descumprida, a pessoa responsabilizada deverá pagar uma multa equivalente a 50 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps), que equivalem a cerca de R$ 1.400 atualmente. No caso em que um estabelecimento descumpra a lei, a multa pode chegar a R$ 132 mil.
VÍDEOS: As notícias mais vistas do g1