O núcleo da Terra está esfriando rapidamente, revela estudo.
Nosso planeta está se tornando 'inativo'?

O interior da Terra está esfriando mais rápido do que estimamos anteriormente, de acordo com um estudo recente , levantando questões sobre quanto tempo as pessoas podem viver no planeta.
Não há um cronograma exato sobre o processo de resfriamento, que poderia eventualmente tornar a Terra sólida, semelhante a Marte. Mas os resultados de um novo estudo, publicado na revista científica Earth and Planetary Science Letters , foca na rapidez com que o núcleo pode esfriar estudando bridgmanite, um mineral condutor de calor comumente encontrado na fronteira entre o núcleo e o manto da Terra.
“Nossos resultados podem nos dar uma nova perspectiva sobre a evolução da dinâmica da Terra”, disse o professor da ETH Zurich, Motohiko Murakami, principal autor do estudo, em um comunicado à imprensa . “Eles sugerem que a Terra, como os outros planetas rochosos Mercúrio e Marte, está esfriando e se tornando inativo muito mais rápido do que o esperado.”
Vídeo relacionado: Vênus e Júpiter podem afetar o clima da Terra

Embora o processo possa estar se movendo mais rápido do que se pensava anteriormente, é uma linha do tempo que “deveria ser centenas de milhões ou mesmo bilhões de anos”, disse Murakami ao USA TODAY.
A fronteira entre o núcleo externo da Terra e o manto é onde existe a interação de calor interno do planeta. A equipe científica estudou quanto bridgmanite conduz do núcleo da Terra e descobriu que um fluxo de calor mais alto está vindo do núcleo para o manto, dissipando o calor geral e resfriando muito mais rápido do que se pensava inicialmente.
“Este sistema de medição nos permite mostrar que a condutividade térmica da bridgmanite é cerca de 1,5 vezes maior do que o suposto”, disse Murakami no comunicado à imprensa . “Ainda não sabemos o suficiente sobre esses tipos de eventos para definir seu momento”.
Este artigo foi publicado originalmente no USA TODAY: o resfriamento do interior da Terra mais rápido do que o esperado, afetando a habitabilidade