Cubatão e Itanhaém iniciam vacinação para crianças de 9 a 11 anos sem comorbidades neste sábado

Guarujá foi a primeira cidade da Baixada Santista a iniciar vacinação para esse público, nesta sexta-feira. Demais municípios da região ainda aguardam orientações do governo estadual. Cubatão e Itanhaém iniciam vacinação para crianças de 9 a 11 anos sem comorbidades neste sábado
Divulgação
As cidades de Cubatão (SP) e Itanhaém, no litoral de São Paulo, iniciam a vacinação contra a Covid-19 de crianças sem comorbidades entre 9 e 11 anos neste sábado (22). Guarujá foi a primeira cidade da Baixada Santista a iniciar a imunização para esse público. Os demais municípios da região ainda aguardam orientações do governo estadual e a chegada de doses.
De acordo com a Prefeitura de Cubatão, a vacinação será realizada no Centro Esportivo Pita, na Rua Arlindo Leandro, 13, no bairro Vila Nova, das 9h às 15h. A imunização infantil contra a Covid-19 teve início na terça-feira (18), com a aplicação de doses em crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiências, além de quilombolas e indígenas. A vacinação infantil é realizada de segunda a sábado, das 9h às 15h.
Para atender ao novo público, o Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) deverá receber, ainda nesta sexta-feira (21), um lote da CoronaVac, aprovada para uso pediátrico no dia 20 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a faixa etária de 6 a 17 anos, além de 1.550 doses pediátricas da Pfizer, que já chegaram ao município.
Menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis ou ter em mãos um termo de responsabilidade, além de documento (CPF ou cartão SUS) e comprovante de residência. No caso de comorbidades, os responsáveis devem comprovar a condição com exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica.
Em Itanhaém, a vacinação para esse público será das 8h às 16h, no Posto Volante de Vacinação (Secretaria de Turismo), localizado na Rua Aécio Mennuci, 281, no Centro. O agendamento é obrigatório e deverá ser realizado pelo site da Prefeitura de Itanhaém. O agendamento das crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas também continua normalmente.
Gabriel Evangelista Araújo da Silva, de 10 anos, foi um dos primeiros a tomar a vacina na Usafa Jardim dos Pássaros, em Guarujá
Marcela Pierotti/g1
Baixada Santista
A Prefeitura de Peruíbe informou que o agendamento para o grupo acaba de ser aberto. A cidade começará a imunização ainda nesta sexta-feira. Para este público receber a dose, é preciso acessar a plataforma criada pela prefeitura para escolher a unidade, o dia e horário de preferência. Também é necessário portar RG ou certidão de nascimento, CPF ou cartão do SUS da criança, além de documento de identificação com foto do responsável.
A Prefeitura de Praia Grande afirma que aguarda orientação do Governo do Estado, enquanto isso, crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou autismo podem ser vacinadas com Pfizer, conforme último documento técnico do governo.
A Secretaria de Saúde de Bertioga informou que aguarda o recebimento de novas doses da vacina contra a Covid-19.
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), informa que aguarda orientações do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) do Estado de São Paulo.
A Secretaria de Saúde de Santos disse que aguarda a nota técnica do Governo do Estado para aplicação do imunizante CoronaVac em pessoas de 6 a 17 anos. O município também espera o envio de mais doses, por parte do Governo do Estado, para contemplar esse público.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias