Moradores de Mongaguá denunciam canal que leva esgoto e mau cheiro até a praia há anos: ‘insuportável’

Segundo moradores, problema já foi ‘camuflado’ algumas vezes, mas sempre ressurge alguns dias depois. Eles pedem uma solução definitiva e urgente. Esgoto desemboca em praia de Mongaguá, SP
Arquivo Pessoal/Dinair Santos
Moradores de Mongaguá, no litoral de São Paulo, afirmam que sofrem com um canal que leva “esgoto e mau cheiro” a uma praia desde 2020. Segundo informado ao g1, a prefeitura e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) já foram acionadas, e o problema já foi resolvido algumas vezes. No entanto, ele sempre volta dias depois.
O local apontado é o Canal 3 de Mongaguá, que fica na Rua Domingues Batista de Lima, no bairro Vila Anhanguera, e deságua na praia. Moradores da região dizem que a Sabesp já camuflou o problema algumas vezes, mas que, pouco depois do alívio, o problema ressurge.
Geane Grassi é moradora das proximidades, e relatou ao g1 que “o problema vem se arrastando desde 2020”. Ela conta que já buscaram ajuda diversas vezes, mas que nunca resolvem o problema totalmente.
A moradora comenta que, nas vezes em que técnicos da Sabesp foram ao local, a esperança de conseguir uma solução ressurgia. No entanto, ela diz que, apesar da boa vontade dos funcionários, eles alegavam que não conseguiam fazer mais. “Já fizemos de tudo. Ninguém consegue nos ajudar”.
Moradores realizaram pedidos à Sabesp em 2020 e 2021
Arquivo Pessoal
Dinair Santos também mora na região, e conta que o odor é muito forte, dia e noite. “A gente tem que fechar tudo e colocar panos molhados nas portas para amenizar o mau cheiro, é horrível”, desabafa. Além disso, ela comenta que o esgoto está correndo para o mar, e que “ninguém toma providências”.
A autônoma ainda relata que o problema está ultrapassando o nível de incômodo, e começando a apresentar riscos à saúde. Ela diz que alguns moradores que têm o costume de visitar a praia próxima ao canal, principalmente crianças e idosos, estão apresentando coceira, micoses e diarreia.
Responsabilidade
A Prefeitura de Mongaguá informou ao g1 que os problemas relacionados a esgoto são de competência da Sabesp. Já a Sabesp disse, em nota, que direcionou técnicos para realizarem inspeções no sistema de esgotamento sanitário que atende à Rua Domingues Batista de Lima. As equipes estão providenciando vistorias no local, e não foi identificada nenhuma irregularidade, confirmando que o sistema funciona de forma adequada.
A Sabesp informa, ainda, que a situação descrita envolve o canal para drenagem das águas das chuvas, cuja manutenção não é atribuição da companhia. A Sabesp pontua que, durante períodos sem chuvas, com clima muito quente, a matéria orgânica gera um odor oriundo da decomposição dos sedimentos acumulados neste sistema municipal, que canaliza as águas pluviais e desemboca nas praias.
Canal causa transtornos à população há anos devido ao forte odor
Arquivo Pessoal/Dinair Santos
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos