Litoral

Moradores reclamam de demora de mais de 10 dias para resultados de testes de Covid-19 em São Vicente, SP


Moradores também denunciam atendimento via WhatsApp do Centro de Combate à Gripe, único meio para conseguir o resultado dos testes. Centro de Combate à Gripe de São Vicente, SP
Divulgação/Prefeitura de São Vicente
A demora de mais de dez dias para a entrega dos resultados de testes de Covid-19 tem gerado reclamações de moradores de São Vicente, no litoral de São Paulo. Além da falta de testes rápidos, estando disponíveis somente os de PCR-ABL, também há relatos de dificuldades no contato com o serviço de atendimento do Centro de Combate à Gripe, a antiga Unidade Básica de Saúde (UBS) Central da cidade.
Conforme moradores ouvidos pelo g1, as informações que os servidores da saúde passam aos pacientes é de que é necessário salvar o número de WhatsApp do Centro de Combate à Gripe e enviar os dados pessoais, como nome completo, data de nascimento e data e local onde foi realizado o teste, para que o resultado seja fornecido. O prazo informado é de três a sete dias.
Tatiana Raia, de 37 anos, é estagiária de direito e está há dez dias sem saber o resultado do seu teste de Covid-19. Ela foi até a antiga UBS Central no último dia 15. Após cinco dias de espera, tentou contato com o número de WhatsApp passado pela UBS. “Não me respondiam mais, porém, os via online, e quando questionei o porquê disso, eles continuaram me ignorando”, afirma.
Tatiana trabalhava de forma presencial, porque está vacinada. Porém, ao não ter em mãos o resultado do teste, seu chefe a colocou em modo remoto até 31 de janeiro.
Moradores de São Vicente têm dificuldades para entrar em contato com o Centro de Combate à Gripe
Arquivo Pessoal
Com febre, tosse e dor de cabeça, Tatiana voltou a enviar mensagens, e como forma de resguardo, capturou imagens da tela com as mensagens enviadas e a falta de respostas. “Falei que estava ‘printando’ a conversa, que eles estavam online e me ignorando, só assim eles me responderem. Mas, ao invés de respostas sobre o teste, foram grossos comigo. Foi a única coisa que me falaram, da semana passada até agora, eu só falo sozinha”, relata.
A vendedora autônoma Izabel Fernandes, de 44 anos, realizou o teste no último dia 15. Segundo ela, após o atendimento com o médico, ela recebeu contato do Centro de Combate à Gripe para ter acesso ao resultado após o prazo.
“Estou mandando mensagem há dias, e nem sequer visualizam as mensagens”, reclama. Izabel ainda afirma que também tentou ligar no local, mas não atendem. Com sintomas de gripe forte, coriza, tosse e dor de cabeça, ela recebeu atestado de dez dias.
“Sou autônoma e vendo leite fermentado, não posso entrar em contato com outros clientes, e ainda por cima, não tenho outra renda para complementar”, afirma.
Uma esteticista de 52 anos, que prefere não ser identificada, relata que foi ao Centro de Combate à Gripe na sexta-feira (21) realizar o teste, com dores de cabeça, febre e dificuldade para respirar. Após presenciar a demora de nove dias no resultado do teste da sobrinha, ela afirma que o desespero de não poder trabalhar cresce a cada dia que o resultado dela não chega. “Sou esteticista, e para a gente, que depende disso para trabalhar, é praticamente ficar sem o arroz e feijão da mesa”, lamenta.
Ela ainda afirma que tentou contato com a antiga UBS, ligou para o pronto socorro e para a Secretaria de Saúde, porém, nenhum dos locais a atendeu. “Não posso sair nem fazer nada. Se estou positiva, vou ter que ficar mais tempo ainda em casa. Se der negativo, eu perdi meu tempo e meu dinheiro”, afirma.
O vendedor em farmácia Flávio Oliveira, de 57 anos, foi ao Centro de Combate à Gripe na segunda-feira (17) com a esposa, dois dias após começarem os sintomas. O canhoto que lhes deram após a realização do teste informava que o resultado sairia de três a sete dias. Eles foram atendidos e receberam atestado de sete dias.
Com coriza, mal-estar, dor de cabeça e tosse seca, Flavio tentou de diversas formas entrar em contato com a UBS, por meio de WhatsApp, e com a Secretaria de Saúde, por ligação, logo depois que fizeram o teste. “Entrei em contato com a secretaria e ninguém me responde, só passam a ligação para outros ramais, e ninguém nunca sabe o que aconteceu. Um absurdo o que ocorre com a saúde em São Vicente”, diz ele.
Na última segunda-feira (24), o casal retornou ao trabalho, mesmo com os sintomas persistentes e sem qualquer resultado. “ Um descaso com a saúde, e agora ainda posso contaminar outras pessoas por causa disso”, conclui.
Prefeitura
O g1 entrou em contato com a Prefeitura de São Vicente para questionar a situação. Confira a resposta na íntegra:
“A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde [Sesau], informa que, desde segunda-feira [17], realiza exames RT-PCR para detecção de Covid-19 no Centro de Combate à Gripe [CCG], e que os resultados são entregues em até 10 dias. A Sesau esclarece, também, que está com um número expressivo de servidores afastados por conta da doença, e que mantém prioridade na vacinação e nos atendimentos de urgência e emergência.
Sobre os resultados do exame por WhatsApp, a Sesau informa que está reforçando as equipes que atuam neste tipo de atendimento, para que os pacientes tenham um retorno mais rápido. Cabe ressaltar que as medidas de isolamento devem ser realizadas por qualquer pessoa que apresente sintomas da doença, e não apenas após a apresentação do resultado do exame”.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »