Litoral

CPFL identifica 12,5 mil ligações clandestinas de energia na Baixada Santista em 2021


Segundo balanço, energia perdida poderia abastecer cerca de 30 mil residências por um ano. Foram identificadas mais de 12,5 mil fraudes de energia na Baixada Santista pela companhia

A concessionária CPFL Piratininga divulgou nesta quinta-feira (3) o balanço das inspeções contra ligações clandestinas de energia realizadas na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, em 2021. Segundo o levantamento, a energia perdida poderia ser utilizada para abastecer cerca de 30 mil residências por um ano. A empresa atende a cinco cidades da região.
Conforme o balanço, as inspeções feitas pela companhia em 2021 resultaram em 62.6 GWh de energia recuperada.
No total, foram realizadas 84.592 inspeções, que identificaram pouco mais de 12,5 mil fraudes, popularmente conhecidas como “gatos”, na Baixada Santista.
Balanço de inspeções, fraudes e energia recuperada em 2021
Segundo o balanço, Praia Grande foi a cidade onde a empresa constatou mais casos de furto de energia, com índice acima de 3,3 mil no ano. Na sequência, São Vicente e Santos apresentaram mais de 3 mil casos no período. Por fim, Guarujá e Cubatão registraram, respectivamente, os menores números da região, com 1.749 e 1.117 casos constatados pela CPFL Piratininga.
Perigo
O gerente de Recuperação de Energia da companhia, Ruan dos Reis Alves, salienta que o furto de energia acarreta em uma série de perdas. Ele pontua que, além da questão financeira, as ligações clandestinas geram instabilidade no sistema elétrico, e podem levar a desligamentos e problemas em equipamentos como transformadores.
Por isso, o especialista enfatiza a importância das denúncias anônimas de clientes que desconfiam de “gatos”, as ligações clandestinas. Para contribuir no combate às irregularidades envolvendo energia, é possível denunciar os casos pelo site da companhia, pelo aplicativo CPFL Energia ou pelo e-mail denunciafraude@cpfl.com.br.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »