Fotógrafa tem equipamentos avaliados em R$ 20 mil furtados de casa e acha material à venda na web

Vítima encontrou anúncio com os equipamentos em rede social. Caso ocorreu em Santos (SP). Equipamentos furtados dentro da casa de fotógrafa em Santos, SP, foram anunciados em rede social
Maurice Pirotte/Reprodução
Uma fotógrafa de Santos, no litoral de São Paulo, teve todos os equipamentos profissionais furtados por um homem que invadiu seu quarto, no bairro Vila Mathias. Ao g1, Marcela Mattos Fernandes revelou, neste sábado (5), que está “sem chão”, após descobrir que os objetos foram anunciados em uma rede social.
O crime ocorreu na madrugada da última quarta-feira (2), por volta das 4h. Um homem pulou o muro dos fundos da casa de Marcela, entrou no quarto dela, pegou uma mochila onde estavam os equipamentos usados pela fotógrafa e fugiu.
A vítima, de 40 anos, conta que estava fora da cidade quando o furto ocorreu. “Tinha uma pessoa dormindo na casa e ela não ouviu nada”, explica.
Na ação, o bandido levou uma câmera, cinco lentes, um flash, carregadores, baterias, pilhas e um celular. Formada em jornalismo e fotógrafa há mais de 15 anos, Marcela calcula que teve um prejuízo de cerca de R$ 20 mil. Por sorte, os cartões de memória com fotos já feitas anteriormente estavam com a vítima e não foram levados.
“Me senti sem chão, um vazio tremendo. Não só por terem roubado minhas coisas, mas pela vulnerabilidade, por pensar que era o meu quarto. Era meu lugar seguro. Teve uma pessoa aqui dentro, mexendo nas minhas coisas. Isso dá um um baque muito forte. Eu acho que isso é fruto do que a gente está vivendo, um momento de acentuação da desigualdade muito forte. Mas, eu moro aqui, meu meu pai já morava nessa casa, e era a casa da minha avó. Então, eu cresci aqui, eu conheço essa vizinhança”.
Para não ficar sem trabalhar, já que sua renda depende da fotografia, Marcela pegou a câmera de um amigo emprestada e irá realizar os ensaios marcados com esse equipamento. “Mas, não é a mesma coisa”, explica.
“Sou autônoma, sou freelancer, então, não tenho fluxo de trabalho diário. Tinha trabalho marcado para o domingo, mas vou ter que usar esse equipamento que não é o meu”, conclui.
Anúncio
Na quinta-feira (3), um perfil no Instagram anunciou os equipamentos de Marcela para vender. Na postagem, apenas três das cinco lentes levadas são oferecidas, além da câmera, baterias e carregadores. A vítima tentou contato com o dono da página, mas não teve resposta.
Um boletim de ocorrência foi registrado no 2º Distrito Policial de Santos, onde o caso deve ser investigado.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias