Litoral

Forte chuva ‘trava’ o litoral de SP e provoca alagamentos e transtornos


Alagamentos foram registrados, na manhã desta segunda-feira (7), em pelo menos oito cidades da região. Forte chuva provoca alagamentos e transtornos em São Vicente
Uma forte chuva que atinge a Baixada Santista, no litoral de São Paulo, causa alagamentos em algumas cidades e transtornos a moradores na manhã desta segunda-feira (7). O g1 obteve algumas imagens que mostram a situação dos pontos de alagamentos em pelo menos oito municípios.
A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta com a previsão de chuvas fortes e contínuas entre domingo (6) e terça-feira (8) para a região. A expectativa é que chova entre 135 mm e 155 mm nesse período.
Segundo apurado pelo g1, os pontos de alagamento foram registrados, até o momento, em Bertioga, Cubatão, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Guarujá, São Vicente e Santos.
Canal da rua Jovino de Melo, em Santos, transbordou e atingiu a avenida
Juliana Steil/g1
A prefeitura de Santos informou que que os morros estão em estado de atenção. Em razão das chuvas, a Av. Nossa Senhora Fátima foi interditada em ambos os sentidos, no trecho em ruas Bóris Kauffmann e Ana Santos. Foram efetuados bloqueios: sentido Santos/São Vicente na subida do Elevado Paulo Gomes Barbosa e no São Vicente/Santos, na R. Julia Ferreira.
Há alagamentos também na Praça Washington, que está bloqueada. Há problemas com semáforos intermitentes nos seguintes pontos: canal 1 x Euclides da Cunha, Av. Conselheiro Nebias x Av. São Francisco, Av. Mário Covas x Amélia Leuchtemberg e Av. Afonso Pena x canal 6. Uma equipe de manutenção semafórica está nas ruas para a realização dos reparos.
Também na Av. Francisco Glicério com a Av. Senador Feijó, o semáforo está inoperante devido a acidente. O equipamento é integrado ao sistema do integrado ao VLT e a operadora já foi acionada.
Por volta de 6h, um alagamento atingiu a Rodovia dos Imigrantes, na altura do km 65, próximo ao município de São Vicente. No momento, as faixas 01 e 02 estão alagadas com veículos transitando lentamente. Há congestionamento do km 70 até o km 65, sentido norte. A equipe da concessionária Ecovias está no local, auxiliando na operação.
Água da chuva invadiu casa e rua ficou alagada no bairro Tude Bastos em Praia Grande
Maria Luciana Santana Ribeiro
O aposentado Laércio Firmino, de 56 anos, por volta das 5h50, registrou a situação do bairro Sá Catarina de Moraes, em São Vicente. Segundo ele, se continuar como está, há a possibilidade da água invadir as casas. “Esse ano está sendo a primeira vez [que alaga], mas se continuar vai ficar mais desagradável a situação para todos que estão aqui”.
A Prefeitura de São Vicente informou, por meio da secretaria de Defesa e Ordem Social (Sedos), informou que, devido à chuva intensa, diversas ruas apresentam pontos de alagamento.
Por isso, a recomendação da prefeitura é que veículos de passeio evitem os seguintes locais: acessos 65 e 67 da Rodovia dos Imigrantes; Avenida Castelo Branco; Avenida Penedo (Linha Azul); Rua Polydoro Bittencourt, que dá acesso à Praia Grande; acesso ao conjunto Tancredo Neves pela Rua Frei Gaspar; Rua Mascarenhas de Moraes; Descida do Viaduto Mário Covas (Bitaru); Rua Tibiriçá (trecho da Avenida Presidente Wilson); Rua Lourival Moreira do Amaral e Avenida Marcehal Deodoro, altura do viaduto da Av. Antônio Emmerich.
Água da chuva invade residências em Praia Grande
A assistente administrativa Maria Luciana Santana Ribeiro, de 54 anos, acordou, por volta de 5h, com a água da chuva invadindo a casa onde mora no bairro Tude Bastos, em Praia Grande (veja o vídeo acima).
“A gente acordou, colocou o pé no chão e a água já estava invadindo sorrateiramente. Não acontece sempre, é a segunda vez em 15 anos. Um desespero só, a água está na canela. Meu filho está tentando colocar para fora, mas não dá vazão “, disse ela.
A Prefeitura de Praia Grande informou que a Defesa Civil da Cidade está atualmente em estado de atenção e que todas as equipes do setor estão realizando vistorias. Um semáforo na Avenida Presidente Kennedy, no Maracanã, encontra-se piscante por causa dos efeitos da chuva, tendo acompanhamento de agentes de trânsito durante a manutenção. Além disso, pontos de possíveis acúmulos de água estão sendo escoados pelo sistema de drenagem municipal no momento. O índice pluviométrico das últimas 72 horas foi de 150 mm e das últimas 24 horas de 135 mm.
A prefeitura de Cubatão confirmou que há pontos de alagamentos na cidade, contudo, conforme a Defesa Civil, não foram reportadas ocorrências. O município registrou um acumulado de chuva de 47,6 mm na região central e 43,3 mm no alto da Serra do Mar nas últimas 24 horas.
A Defesa Civil de Guarujá informou que até o acumulado das últimas 24 horas chegou a 60,8 milímetros. Por enquanto, foi registrada a queda de uma árvore de médio porte na região do viaduto Florisberto Mariano, no trecho que liga a Avenida Adhemar de Barros à Avenida Santos Dumont, no Santo Antônio. A cidade está em estado de observação.
Em Bertioga, o registro de alagamento foi próximo à Escola Municipal José de Oliveira Santos, no Jardim Rio da Praia. Um veículo que ficou parado na chuva. De acordo com a Defesa Civil, foram registrados 182 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. O órgão municipal está realizando vistorias nas áreas de maior vulnerabilidade.
Já em Itanhaém, o registro de alagamento foi no bairro Vila Loty. A prefeitura informou que não existe registro de ocorrência em razão das chuvas no município. Segundo a Defesa Civil, foram registrados 71 mm de chuvas.
Em Mongaguá, a forte chuva alagou a Avenida Monteiro Lobato. O acumulado de chuvas, segundo a prefeitura, nas últimas 24h foi de 121 mm.
Chuva causou alagamento em rua do bairro Sá Catarina de Moraes, em São Vicente
Laercio Firmiano
Forte chuva causou alagamento na Avenida Monteiro Lobato, na Vila Voturuá, em São Vicente
Carlos Vieira
Chuva forte causou alagamento na Avenida Monteiro Lobato, em Mongaguá
Reprodução/Redes Sociais
Morador registrou ponto de alagamento na manhã desta segunda-feira (7), na Vila Loty, em Itanhaém,
José Galdino
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »