Litoral

Jovem de 18 anos morre em acidente e família se emociona ao doar os órgãos: ‘propósito’


Willian completaria 19 anos dia 22 de março. Foram doados os rins, pulmões, fígado e pâncreas do jovem
Arquivo Pessoal
A família de um jovem de 18 anos que morreu após um acidente de moto em São Vicente, no litoral de São Paulo, decidiu doar órgãos dele. Willian completaria 19 anos no dia 22 de março. Joelson Vicente, tio do jovem, relatou ao g1 nesta terça-feira (8) que “a decisão foi da família, baseada no que ele era”.
O parente explicou que o jovem de Praia Grande, também no litoral de São Paulo, sofreu o acidente no dia 1° de fevereiro. No mesmo dia, ele foi internado no Hospital Municipal de São Vicente (Crei), que fica na cidade onde aconteceu o acidente.
Joelson disse que, devido à condição clínica do sobrinho, o hospital teria aberto à família a possibilidade de doar órgãos. Então, considerando a personalidade do jovem, optaram pela doação. Foram doados os rins, pulmões, fígado e pâncreas.
“Ele era um menino muito bom, e estava sempre sorrindo para a vida. Optamos por isso [doação] para fazer mais famílias felizes, que era o que ele queria”, revela.
Equipe médica foi de helicóptero até o Crei para remover os órgãos
Arquivo Pessoal
Conforme relato do tio do jovem, a captação dos órgãos aconteceu no sábado (5), um dia após o óbito. Para isso, uma equipe médica de São Paulo foi até o Crei de helicóptero, para não ultrapassar o tempo máximo que os órgãos podem aguardar até serem realocados.
O sepultamento de William aconteceu nesta segunda-feira (7). Emocionado, o parente enfatizou ao g1 que a atitude muda a vida de outras pessoas. “Agora, muitas famílias estão em festa”, finaliza.
Responsabilidade
Em nota, a Prefeitura de São Vicente informou que a causa da morte do jovem foi Traumatismo Cranioencefálico (TCE). Após o aval dos familiares quanto à doação de órgãos, o Crei acionou a Organização da Procura de Órgãos (OPO).
A administração pontua que, após o procedimento, os órgãos seguiram para um hospital de transplante na capital paulista. A prefeitura se solidariza com os familiares da vítima, e parabeniza pelo gesto de sensibilidade e amor ao próximo.
Prefeitura de São Vicente parabeniza família pelo gesto
Arquivo Pessoal
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »