Litoral

Sucesso no litoral, pão de cará vira febre em SP e padarias comemoram


Post feito por publicitário santista viralizou nas redes sociais. Publicitário diz que pão típico de Santos trouxe ‘memórias afetivas’
Arquivo Pessoal
Um publicitário de Santos, no litoral de São Paulo, tomou um ‘susto’ ao ir a uma padaria na capital paulista, onde já mora há sete anos. Enquanto olhava o balcão, ele encontrou um produto típico da cidade onde nasceu, o pão de cará, que até então ele não havia encontrado nos estabelecimentos de São Paulo.
Ao g1, Leandro Souza explicou nesta quarta-feira (16) que ainda não retornou ao litoral desde o início da pandemia de Covid-19. Mas, ao se deparar com o pão de cará na padaria, e ver que ele não era o pão de leite que se encontra em São Paulo, “foi aquela coisa que despertou a memória afetiva”.
Leandro conta que escolheu viver na capital paulista para fazer faculdade, e por ela ser uma cidade com mais opções de lazer. “É onde tudo acontece durante o fim de semana, além de ter mais oportunidades de trabalho”, diz. Hoje, Leandro mora na Mooca, tradicional bairro paulistano. A região foi escolhida por ser mais pacata e, em alguns pontos, “parecida com Santos”, afirma.
Quando o publicitário viu o pão de cará no balcão, tomou um susto. “A gente quando sai de Santos sente falta de algumas coisas, como esta”, diz. A situação inusitada foi publicada em uma rede social. Na postagem, chamam a atenção as fotos do pão e a etiqueta da embalagem que não deixava dúvidas do que havia dentro: ‘Pão de cará de Santos’. Em pouco tempo, a publicação já tinha alcançado milhares de internautas.
“Era fim do dia, até achei que já poderia estar duro, mas não. Tinha o gosto da infância, gosto do pão de cará de Santos mesmo”, lembra Leandro.
Na embalagem, etiqueta diz ‘pão cará de Santos’
Arquivo Pessoal
Receita inconfundível
Dono da padaria que resolveu investir no pão símbolo de Santos, o empresário Antônio Baltazar Rodrigues do Vales é o responsável pela padaria Mooca Pães e Doces, onde Leandro havia ido. Antônio diz que, após uma conversa com empresários do mesmo ramo, se surpreendeu com o sucesso que o pão de cará faz em Santos.
“Eu e um colega colocamos um desafio entre nós, de trazer esse produto e ver os resultados”, relata Antônio. A visão do empresário realmente encontrou um mercado que poderia ser proveitoso. O g1 fez contato com o Sampapão, sindicato que representa o segmento de Panificação e Confeitaria de São Paulo, e confirmou que o pão de cará não era vendido nos estabelecimentos paulistanos.
Com a publicação de Leandro, a procura pelo pão de cará já começou a subir na padaria de Antônio: em média, 3 kg de pães de cará têm sido vendidos diariamente. Há dias que as vendas chegam a 6 kg.
Para garantir esse sucesso todo, Antônio buscou a receita em terras caiçaras, “afinal, São Paulo possui muitos moradores de Santos. Mas nenhuma receita é igual. Se eu pegar e falar para você me passar uma receita, ela não sairá igual, porque a minha mão é diferente da sua. Mas, a gente foi fazendo degustação com alguns clientes, foi aprimorando”, afirma.
“A panificação de São Paulo, tanto da Capital quanto do interior e da Baixada Santista, se comunicam muito para troca de ‘cases’ da panificação. Há muita troca de informação sobre produtos, processos e modo de trabalho. Acredito muito que esse pão de cará de Santos é um exemplo muito forte de que nós estamos aqui para proporcionar aos nossos clientes muitas experiências diferentes e com muitos sabor”, finaliza o empresário.
Típico de Santos, pão de cará é anunciado em balcão de padaria paulistana
Arquivo Pessoal
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »