Litoral

‘Super mosca’ gigante e rara é achada no litoral de SP e assusta morador


Espécime com seis centímetros de comprimento fez morador de Peruíbe (SP) acionar biólogo. Mosca ‘gigante’ apareceu no litoral de SP
Arquivo Pessoal
Uma mosca gigante, considerada rara, assustou um morador de Peruíbe, no litoral de São Paulo, e fez com que ele acionasse biólogos da cidade para verificar a presença do inseto. Com quase seis centímetros de comprimento, a mosca-da-madeira é, segundo o biólogo Edson Ventura informou ao g1 nesta segunda-feira (21), uma das maiores espécies de moscas do mundo.
Pouco catalogada no litoral paulista, a espécie costuma medir cerca de cinco centímetros. Na fase adulta, ela vive pouco tempo, apenas o necessário para se reproduzir e, por isso, é muito rara de se ver. Por viverem pouco na fase adulta, elas nem se alimentam. A ‘super mosca’, como Edson descreve, que apareceu no bairro Guaraú, em Peruíbe, já estava morta.
As larvas dessa espécie vivem por mais tempo dentro de troncos de árvores, onde consomem tecidos mortos e vivos da planta.
Larvas vivem dentro de troncos de árvores, afirma biólogo
Arquivo/Francisco Zorzenon
“Nós fomos acionados porque trabalhamos com pesquisas aqui na região. Muitas pessoas aqui no bairro do Guaraú nos chamam quando aparece algum bicho diferente”, diz Edson.
O espécime de Peruíbe foi encaminhado para o Instituto Biológico em São Paulo, onde o biólogo Francisco Zorzenon, especializado em entomologia, ciência responsável pelo estudo das características físicas, comportamentais e reprodutivas dos insetos, fará a identificação correta da espécie e a devida catalogação.
Espécime visto em Peruíbe (SP) tem cerca de seis centímetros de comprimento
Arquivo Pessoal
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »