Anac diz que avião que caiu no interior de SP e ocasionou morte do piloto atleta tinha situação regular

Investigações do acidente ainda são realizadas. Investigações sobre a ocorrência estão em andamento
Divulgação/Polícia Militar e Reprodução/Redes Sociais
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou ao g1, nesta quinta-feira (3), que a aeronave que caiu em Registro, no interior de São Paulo, e ocasionou a morte do piloto, estava em situação técnica regular, e possuía autorização da agência para operar serviço aeroagrícola.’
O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira (1°), e o piloto Newton Cesar da Silva Vomero, de 70 anos, morreu ainda no local. A Anac ainda pontua que a licença e a habilitação do piloto estavam vigentes.
Vomero era judoca, e disputou o Campeonato Mundial de Veteranos de Judô, em Cancún, no México, em 2018. Sua morte causou comoção na cidade do Vale do Ribeira, e incentivou colegas e admiradores a compartilharem homenagens na web.
Piloto também praticava atividades como judô, taekwondo e musculação
Reprodução/Redes Sociais
Indícios
Apesar de o avião monomotor não ter permissão para táxi aéreo, conforme os dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronavegabilidade dele apresentava situação normal, devido à validade do Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) dele, que constava 27 de janeiro de 2023.
A Anac ressalta que as investigações sobre a ocorrência são realizadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). O órgão, por sua vez, informou ao g1 que investigadores foram ao local do acidente no mesmo dia do ocorrido.
Em campo, eles identificaram indícios, retiraram partes da aeronave para análise e fotografaram cenas para a investigação do caso. Nesta fase, testemunhas também são ouvidas. O Cenipa ressalta que não há previsão para o fim da investigação, porque ela depende da complexidade da ocorrência.
O g1 entrou em contato com o operador e proprietário da aeronave, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Avião de pulverização caiu em área rural de Registro, SP
Reprodução/Redes Sociais
Aeronave de pequeno porte caiu na manhã de terça-feira (1º), na Trilha das Bulhas, em Registro, SP
Reprodução/Redes Sociais
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos