‘Operação Travessia Segura’ realiza última ação neste fim de semana na orla de Santos

Ação coordenada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) conscientizou pedestres e motoristas durante quase dois meses. Ação realizada pela CET atingiu uma grande massa de pedestres e motoristas em Santos, SP
Divulgação: Prefeitura de Santos
A ‘Operação Travessia Segura’, ação que tem como propósito conscientizar motoristas e pedestres sobre a prioridade dos caminhantes nas faixas de travessia não semaforizadas em toda a orla de Santos, no litoral de São Paulo, será encerrada neste fim de semana.
Neste sábado (5) e domingo (6), entre 10h e 16h, operadores da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estarão nas dez faixas de pedestre sem semáforo das avenidas da praia para orientar os transeuntes.
A ação foi iniciada em janeiro, e reforçou o princípio básico da campanha Faixa Viva, de respeito ao pedestre. A mobilização teve como alvo a orla, que concentra uma grande demanda de público durante a alta temporada. Além das operações aos fins de semana, a iniciativa também mobilizou os educadores da companhia de trânsito, que permaneceram durante os demais dias da semana nas faixas de travessia não semaforizadas, para orientar as pessoas sobre como realizar a travessia com segurança.
Durante esta edição da operação, foram totalizadas 860 abordagens, nas quais os agentes reeducaram caminhantes e motoristas sobre o procedimento correto indicado para os pedestres – ainda na calçada, esticar o braço para manifestar o desejo de atravessar; aguardar que os veículos possam parar e, apenas quando isso ocorrer, iniciar a transposição pela via.
Banners e infláveis foram instalados em toda a orla para conscientizar pedestres e motoristas
Divulgação: Prefeitura de Santos
Para que a mobilização alcançasse um grande público, foram utilizados dez banners, instalados nas avenidas que cercam as praias. Além dos banners, infláveis da campanha Faixa Viva e mensagens educativas veiculadas em ônibus de linhas que transitam na avenida da orla também foram utilizados.
Em pesquisa realizada pela CET, com a participação de 2.772 pessoas, 76% dos caminhantes revelaram usar a faixa específica para a travessia com segurança. Em relação aos condutores, o levantamento apontou que 52% pararam seus veículos na Faixa Viva ao observarem pedestres que desejavam fazer a travessia. A pesquisa ainda segue em andamento, e deve ser encerrada com o fim da mobilização.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos