Tecnologia

Wikipédia diz que não recuará após pressão russa para apagar artigo sobre invasão à Ucrânia


Governo russo ameaçou bloquear Wikipédia no país sob alegação de que artigo sobre o conflito tem informações falsas. Wikipédia
HaeB/Wikimedia Commons
A Wikimedia Foundation, entidade sem fins lucrativos que que representa a Wikipédia, afirmou nesta quinta-feira (3) que não recuará após o governo da Rússia ordenar a derrubada de um artigo sobre a invasão à Ucrânia na versão russa do site. A determinação foi encarada pela enciclopédia digital como uma tentativa de censura.
Criador de perfil que monitora jatinho de Elon Musk tem novo alvo: bilionários russos
Como empresas de tecnologia se posicionam na guerra na Ucrânia
O artigo foi publicado por colaboradores da Wikipédia russa em 23 de fevereiro, quando o país invadiu o território ucraniano. Ele continua sendo atualizado com novas informações sobre o conflito.
Na última terça-feira (1), o Roskomnadzor, regulador russo para tecnologia e comunicações, ameaçou bloquear toda a Wikipédia russa devido ao artigo. A alegação do governo é de que a página conta com informações falsas.
Compartilhe essa notícia no WhatsApp
Compartilhe essa notícia no Telegram
Em comunicado, a fundação afirmou que a Wikipédia é mantida por voluntários que investem tempo e esforço para garantir que o conteúdo seja baseado em fatos e confiável.
“Como sempre, a Wikipédia é uma importante fonte de informações confiáveis e factuais nesta crise”, diz a Wikimedia Foundation. “Em reconhecimento a essa importante papel, não vamos recuar diante dos esforços para censurar e intimidar membros de nosso movimento”.
O artigo em inglês na Wikipedia sobre a invasão à Ucrânia foi visto mais de 11,3 milhões de vezes até terça-feira, segundo a Wikimedia Foundation.
A organização também afirmou que o conflito gerou artigos em ao menos 99 idiomas na Wikipédia.
A entidade demonstrou apoio à Wikimedia Russia, que administra a Wikipedia russa de maneira independente, e à comunidade de voluntários russos.
“A Wikipédia é um segundo rascunho crucial da história, fornecendo livre e abertamente o importante contexto histórico e atual da Rússia, Ucrânia e muitos outros tópicos”, disse a Wikimedia Foundation.
Initial plugin text

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »