Mundo

Ataque em hospital ucraniano que matou 3 causa indignação mundial.

Que ponto esta chegando a covardia do Vladimir Putin e seus seguidores russos, ataque aéreo russo a uma maternidade de Mariupol que matou três pessoas causou indignação na quinta-feira, com autoridades ucranianas e britânicas classificando-o como um crime de guerra. Como os esforços para alcançar um amplo cessar-fogo falharam , os trabalhadores de emergência renovaram os esforços para levar alimentos e suprimentos médicos vitais para as cidades sitiadas e retirar os moradores traumatizados.

O conselho da cidade de Mariupol e o presidente da Ucrânia disseram que uma criança estava entre os mortos no ataque de quarta-feira no porto do sul. Outras 17 pessoas ficaram feridas, incluindo mulheres esperando para dar à luz, médicos e crianças soterradas nos escombros.

Imagens de mulheres grávidas cobertas de poeira e sangue dominaram as notícias em muitos países e trouxeram uma nova onda de horror à guerra de duas semanas desencadeada pela invasão da Rússia, que matou milhares de soldados e civis, levando mais de 2 milhões de pessoas da Ucrânia e abalou os alicerces da segurança europeia.

Imagem compartilhada pela agência Reuters mostrando a destruição em um hospital em Mariupol.

Outros milhões foram deslocados dentro do país. O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, disse na quinta-feira que cerca de 2 milhões de pessoas – metade dos moradores da área metropolitana da capital – deixaram a cidade, que se tornou praticamente uma fortaleza.

“Cada rua, cada casa… está sendo fortificada, a defesa territorial está se unindo. Mesmo pessoas que em suas vidas nunca tiveram a intenção de trocar de roupa, agora estão de uniforme com metralhadoras nas mãos”, disse ele em comentários televisionados.

Bombas também caíram em dois hospitais em Zhytomyr, a oeste da capital, Kiev, disse o prefeito, enquanto as forças russas intensificavam o cerco às cidades ucranianas. A Organização Mundial da Saúde disse que confirmou 18 ataques a instalações médicas desde que a invasão russa começou há duas semanas .

Quando a guerra entrou em sua terceira semana, autoridades ocidentais disseram que as forças russas fizeram pouco progresso no terreno nos últimos dias. Mas eles intensificaram o bombardeio de Mariupol e outras cidades, prendendo centenas de milhares de pessoas, com falta de comida e água.

Cessar-fogos temporários para permitir evacuações e ajuda humanitária muitas vezes falharam, com a Ucrânia acusando a Rússia de continuar seus bombardeios. MasPresidente ucraniano Volodymyr Zelenskyydisse que 35.000 pessoas conseguiram sair na quarta-feira de várias cidades sitiadas, e mais esforços estavam em andamento na quinta-feira de cidades no leste e sul da Ucrânia – incluindo Mariupol – bem como nos subúrbios de Kiev.

Imagem divulgada pelo Ministério de Relações Exteriores da Ucrânia. Prédio cuja fachada apresenta marcas de explosão seria um hospital infantil e maternidade. Ucrânia acusa Rússia de ataque aéreo no local.

O conselho da cidade de Mariupol postou um vídeo na quinta-feira mostrando ônibus passando por uma rodovia, com uma nota dizendo que um comboio trazendo comida e remédios estava a caminho, apesar de vários dias de esforços frustrados para chegar à cidade.

“Todo mundo está trabalhando para levar ajuda ao povo de Mariupol. E virá”, disse o prefeito Vadym Boychenko.

Imagens da cidade, onde centenas morreram e trabalhadores correram para enterrar alguns dos corpos em uma vala comum, atraíram condenação em todo o mundo. Os vivos recorreram a invadir lojas para comprar comida ou derreter neve para conseguir água. A cidade está sem calor há dias, pois as temperaturas noturnas caem abaixo de zero e as diurnas pairam logo acima.

O chão tremeu a mais de um quilômetro de distância quando a série de explosões atingiu um hospital infantil e maternidade em Mariupol. Explosões estouraram janelas e destruíram grande parte da frente de um prédio. A polícia e os soldados correram para o local para evacuar as vítimas, carregando uma mulher sangrando com a barriga inchada em uma maca passando por carros em chamas e mutilados. Outra mulher lamentou enquanto segurava seu filho.

O ministro das Forças Armadas da Grã-Bretanha, James Heappey, disse que se atingir o hospital foi um tiro “indiscriminado” em uma área construída ou um ataque deliberado, “é um crime de guerra”. A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, chamou os ataques a civis inocentes de “bárbaros”.

Volodymir Nikulin, um alto oficial da polícia regional, que estava nas ruínas, chamou o ataque de “um crime de guerra sem qualquer justificativa”.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, descartou as preocupações sobre baixas civis como “gritos patéticos” dos inimigos da Rússia. Ele alegou, sem fornecer provas, que o hospital de Mariupol havia sido tomado por combatentes radicais de extrema direita que o usavam como base – apesar do fato de que as fotografias das consequências mostram mulheres grávidas e crianças no local.

Várias rodadas de negociações não pararam os combates, e uma reunião em um resort turco no Mediterrâneo entre Lavrov e seu colega ucraniano Dmytro Kuleba não conseguiu produzir muitos pontos em comum.

Em suas conversas de mais alto nível desde o início da guerra, Kuleba disse que os dois lados discutiram um cessar-fogo de 24 horas, mas não fizeram progressos. Ele disse que a Rússia ainda está buscando “rendição da Ucrânia”.

“Isso não é o que eles vão conseguir”, disse ele, acrescentando que estava disposto a continuar o diálogo.

Enquanto isso, o presidente francês Emmanuel Macron e o chanceler alemão Olaf Scholz pediram um “cessar-fogo imediato” na Ucrânia, em um telefonema com o presidente russo, Vladimir Putin, na quinta-feira.

Lavrov também disse que a Rússia está pronta para mais negociações, mas não mostrou sinais de abrandar as exigências de Moscou. Ele disse que o presidente russo, Vladimir Putin, poderia se encontrar com Zelenskyy, mas somente depois de mais negociações sobre as queixas mais amplas da Rússia. A Rússia alegou que a Ucrânia apoiada pelos EUA, de aparência ocidental, representava uma ameaça à sua segurança – mas autoridades ocidentais suspeitam que Putin gostaria de instalar um governo amigável a Moscou em Kiev como parte dos esforços para atrair o ex-Estado soviético de volta à sua órbita. .

À medida que a guerra entra em sua terceira semana, os militares da Rússia estão lutando, enfrentando uma resistência ucraniana mais forte do que o esperado e perdas mais pesadas de suas próprias tropas. Mas a força invasora de Putin de mais de 150.000 soldados retém vantagens possivelmente insuperáveis ​​em poder de fogo ao atacar cidades-chave.

Apesar de bombardeios frequentemente pesados ​​em áreas povoadas, oficiais militares americanos relataram poucas mudanças no terreno nas últimas 24 horas, além do progresso russo contra as cidades de Kharkiv e Mykolaiv, em intensos combates.

Os países ocidentais tentaram apressar o fim da guerra impondo sanções punitivas à Rússia, e uma cascata de empresas globais abandonou o país, mergulhando sua economia no isolamento.

A Grã-Bretanha adicionou mais oligarcas à sua lista de sanções na quinta-feira, incluindoRoman Abramovich, o bilionário clube de futebol da Premier League Chelsea. O governo disse que os ativos de Abramovich – incluindo o Chelsea – foram congelados, ele foi proibido de visitar o Reino Unido e impedido de fazer transações com indivíduos e empresas do Reino Unido.

Os combates levantaram repetidamente o espectro de um desastre nuclear. Ele desligou a energia da usina nuclear desativada de Chernobyl na quarta-feira, levantando temores sobre o combustível radioativo armazenado lá que deve ser mantido refrigerado. Mas a agência de vigilância nuclear da ONU disse que não viu “nenhum impacto crítico na segurança”.

A vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, pediu nesta quinta-feira aos militares russos que permitam o acesso de equipes de reparo para restaurar a eletricidade da usina e consertar um gasoduto danificado no sul que deixou Mariupol e outras cidades.


Fonte: yahoo

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »