Litoral

Servidores municipais de São Vicente protestam por reajuste salarial


Servidores saíram em passeata até a porta da Secretaria de Saúde. Categoria pede um reajuste de 16%. Servidores municipais de São Vicente protestam por melhores salários
SindServSV
Os servidores públicos municipais de São Vicente, no litoral de São Paulo, fizeram uma manifestação, na manhã desta quinta-feira (10), em frente da prefeitura. Eles estão em greve por recomposição salarial.
Com faixas, cartazes e nariz de palhaço, os servidores saíram em passeata até a porta da Secretaria de Saúde. Segundo o Sindicato dos Servidores Publicos Municipais de São Vicente (SindServSV), que liderou o movimento, cerca de 600 pessoas participam do protesto. A categoria pede um reajuste salarial de 16%. De acordo com o sindicato, esse índice representa dois anos de perdas inflacionárias.
Servidores municipais de São Vicente protestam por melhores salários
SindServSV
Ao saber da possibilidade da paralisação, a Prefeitura de São Vicente solicitou medida liminar, nesta quarta-feira (9), junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), para que não houvesse comprometimento dos serviços essenciais com a possível greve.
O TJ-SP acatou parcialmente a solicitação e determinou que o Sindicato garanta que 20% dos servidores da saúde e da educação, de cada unidade, participem da paralisação. Já nos setores administrativos, o TJ-SP determinou que 30% dos servidores em atividade devam trabalhar normalmente. Caso o sindicato descumpra a decisão judicial, receberá multa diária de R$ 50 mil.
O ato dos servidores foi encerrado na porta da prefeitura, por volta das 12h, mas o movimento grevista pressegue, segundo o sindicato. “Foi uma importante demonstração da força da categoria para o prefeito Kayo Amado em defesa da merecida reposição do poder de compra dos servidores públicos municipais de São Vicente”, afirmou Edson Paixão, presidente do SindServSV, por meio de nota.
Segundo o sindicato, nesta sexta-feira (11), a partir das 8h, haverá uma nova passeata até o Paço Municipal. A partir das 18h30, uma nova assembleia geral irá avaliar a proposta que foi formalizada pelo governo municipal.
Servidores municipais de São Vicente protestam por melhores salários
SindServSV
Prefeitura
Em nota, a Prefeitura disse que a Gestão Municipal se reuniu nesta quarta-feira (9) com representantes dos servidores, para negociar as reivindicações e protocolou a proposta de reajuste que será apresentada ainda esta noite na assembleia do sindicato.
Em live nas redes sociais, o prefeito Kayo Amado tornou públicos os principais pontos apresentados pela Prefeitura. Foram destacadas as seguintes melhorias:
Nenhum servidor vai receber menos que um salário mínimo.
Pagamento das rescisões das aposentadorias atrasadas, iniciando pelas realizadas em 2016.
Incorporação progressiva do abono no salário até 2024, iniciando este ano em 30%.
Equiparação o abono dos servidores da referência K as demais referências.
Equiparação gradativa do salário dos professores de PEB I e PEB II, iniciando em 40% em 2022.
O chefe do Executivo ressaltou, por meio de nota, que as propostas de reajuste corrigem uma distorção histórica e que, somados, todos esses benefícios vão impactar diretamente no salário, no cálculo de adicionais, na aposentadoria e outros benefícios.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias
p

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »