Mundo

Soldados russos capturados: estaremos ‘mortos’ se formos mandados de volta.

Soldados russos capturados pelas forças ucranianas disseram que estarão “mortos” se voltarem para casa, onde serão considerados fracassados ​​e mortos.

Tropas capturadas – que foram filmadas em violação da Convenção de Genebra – imploraram para não serem enviadas de volta à Rússia, temendo serem baleadas por seu próprio povo.

Um soldado, falando em uma coletiva de imprensa em Kiev, disse que seus pais lhe disseram que um funeral já havia sido preparado para ele.

O soldado, destacado pela 2ª Divisão de Fuzileiros Motorizados da Rússia, disse: “Na Rússia, já somos considerados mortos. Tive a oportunidade de ligar para meus pais e eles me disseram que um funeral para mim já havia sido organizado.

“Se formos trocados, seremos fuzilados por nosso próprio povo.”

A Ucrânia tem usado soldados capturados como parte de sua campanha para minar o moral do exército russo.

Também é projetado para mostrar aos russos que seus militares bombardearam cidades de língua russa e mataram civis desde que Vladimir Putin, o presidente russo, lançou sua invasão em 24 de fevereiro .

O Kremlin baniu as descrições da invasão como uma “guerra” e, em vez disso, a classificou como uma “operação especial” para salvar os separatistas pró-Rússia na Ucrânia dos nazistas. Também ameaçou condenar qualquer um que critique a guerra a 15 anos de prisão.

Parte da estratégia ucraniana tem sido tratar os soldados russos com relativa gentileza, para contrastar como os oficiais do exército russo tratam seus próprios homens.

A maioria dos soldados russos capturados, parecendo exaustos e confusos, disseram que não tinham ideia de que estavam indo para a guerra. Eles também pareciam ter falta de comida e equipamentos. Muitos disseram que eram recrutas e só queriam ir para casa. Alguns foram filmados chorando ao telefone enquanto falavam com suas mães na Rússia.

Até a noite de quarta-feira, o Kremlin insistia que havia enviado apenas soldados profissionais para a Ucrânia. Na quarta-feira, após pressão constante, o Ministério da Defesa da Rússia admitiu que havia usado recrutas na Ucrânia .

Mas, embora a tática de filmar recrutas russos desmoralizados tenha sido elogiada como eficaz, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha disse que viola a Convenção de Genebra.

Em um comunicado, um porta-voz da Cruz Vermelha Internacional disse: “A lei afirma que eles devem ser protegidos. Isso inclui atos de violência, intimidação e maus-tratos.

“Eles também devem ser tratados com dignidade e não expostos à curiosidade do público – como as imagens que circulam nas mídias sociais”.

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »