Litoral

Centenas de peixes aparecem mortos em SP e fenômeno intriga moradores


Biólogo ouvido pelo g1 afirma que fato pode ter ocorrido devido a uma agregação reprodutiva, que é quando os peixes de uma região se juntam em um determinado local para se reproduzirem. Imagem mostra centenas de peixes ‘encalhados’ e mortos no litoral de SP
Reprodução
Imagens obtidas pelo g1 neste domingo (13) mostram centenas de peixes encalhados dentro de um canal de Santos, no litoral de São Paulo. Os flagrantes circularam nas redes sociais e intrigaram os moradores. A suspeita de um biólogo ouvido pelo g1 é que tratava-se de uma agregação reprodutiva – quando os peixes de uma região se juntam em um determinado local para se reproduzirem.
Segundo o biólogo marinho Eric Comin, o fato pode ter ocorrido devido a uma agregação de reprodução da espécie. “Pode ser uma espécie que vêm se reproduzindo dentro de estuário e acabou entrando no canal, e, consequentemente, com a maré abaixando, eles ficaram presos e não conseguiram sair”, analisa.
As imagens foram registradas no Canal 2 de Santos. De acordo com o biólogo, não é possível identificar a espécie do peixe, mas ele explica que também há a possibilidade desses animais terem entrado no canal atrás de outros peixes menores, dos quais se alimentam.
“Mas, ainda acho que possa ser uma agregação de reprodução e o ambiente que escolheram para isso acabou sendo o canal. Como a gente consegue observar, eles não foram jogados ali já mortos, porque onde tem água tem animais vivos. O certo seria fazer um mutirão para pegá-los com um balde e levar de volta para o mar, porque da dó dessa situação”, afirma.
Imagem mostra centenas de peixes ‘encalhados’ e mortos no litoral de SP
Reprodução
Sobre os possíveis impactos da morte de diversos desses peixes, o biólogo afirma que todo animal que sai do ambiente natural gera um desequilíbrio. “São animais que, além de muitos morrerem ali, eles não se reproduzem, o que seria o fluxo natural, então gera um impacto direto”, afirma.
Em nota, a Prefeitura de Santos informou que um biólogo da Secretaria de Meio Ambiente esteve no local e constatou que o cardume entrou no canal com a maré e acabou preso nos bancos de areia.
Segundo a administração municipal, uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos também foi ao local e supervisionou a retirada dos animais.
VÍDEOS: As notícias mais vistas do g1

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »