Mundo

Rússia e Ucrânia fazem avaliação mais otimista até agora sobre progresso nas negociações

O negociador ucraniano Mykhailo Podolyak acredita que as conversas entre os dois países podem trazer resultados em ‘questão de dias’. Russos dizem que negociações com a Ucrânia estão avançando
Autoridades russas e ucranianas fizeram, neste domingo (13), suas avaliações mais otimistas até agora sobre o progresso em suas negociações com relação à guerra na Ucrânia, sugerindo poder haver resultados positivos dentro de alguns dias.
A Ucrânia tem dito estar disposta a negociar, mas não a se render ou aceitar qualquer ultimato.
Compartilhe essa notícia no WhatsApp
Compartilhe essa notícia no WhatsApp
“Não vamos ceder em princípio em nenhuma posição. A Rússia agora entende isso. A Rússia já está começando a falar de forma construtiva”, disse o negociador ucraniano e conselheiro da Presidência, Mykhailo Podolyak, em um vídeo publicado online.
“Acho que alcançaremos alguns resultados literalmente em questão de dias”, disse ele.
Segundo a agência de notícias RIA, o negociador russo, Leonid Slutsky, disse que as conversas têm feito progressos substanciais.
AO VIVO: Acompanhe os desenvolvimentos do conflito em tempo real
MAPAS: guerra na Ucrânia, invasão russa, bombardeios e ataque a Kiev
Como as sanções mudaram o dia a dia dos russos?
“De acordo com minhas expectativas pessoais, esse progresso pode evoluir nos próximos dias para uma posição conjunta de ambas as delegações, para documentos a serem assinados”, disse Slutsky.
Nenhum dos lados indicou qual poderia ser o escopo de qualquer acordo.
Em um tuíte, Podolyak disse que a Rússia está ouvindo atentamente às propostas da Ucrânia. “Nossas demandas são – o fim da guerra e a retirada das tropas (russas). Vejo o entendimento e há um diálogo”, disse.
Na segunda-feira passada, o porta-voz do Kremlin disse que a Rússia está pronta para interromper as operações militares “em um momento” caso Kiev cumpra uma lista de condições.
Entre as exigências, estão que a Ucrânia reconheça a Criméia como território russo e reconheça as repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk como Estados independentes.

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »