Tecnologia

Como o anonimato das conversas no Telegram favorece tanto o uso seguro como o criminoso


Especialistas em segurança digital destacam algumas características do app que o tornam um híbrido entre uma ferramenta de bate papo e uma rede social. Como o anonimato das conversas no Telegram favorece tanto o uso seguro como o criminoso
A reportagem especial do Fantástico deste domingo (13) mostrou uma investigação sobre o universo nebuloso do Telegram, um dos aplicativos de troca de mensagens mais populares do mundo. Mas especialistas em segurança digital destacam algumas características do app que o tornam um híbrido entre uma ferramenta de bate papo e uma rede social.
Segundo eles, isso ocorre porque o aplicativo:
permite a criação de canais com um número ilimitado de inscritos, para distribuição de mensagens em massa.
o histórico de postagens pode ficar disponível de forma permanente.
é possível criar grupos com até 200 mil participantes.
é possível usar o aplicativo sem revelar publicamente nenhum dado pessoal, como nome, email e número de telefone.
existe a opção de chats secretos, com criptografia – para que o conteúdo de uma mensagem não seja lido por terceiros.
Em algumas partes do mundo, toda essa privacidade criou um ambiente seguro para ativistas pró-democracia que lutam contra regimes autoritários, como em Belarus e em Hong Kong, nos últimos anos. Mas esse ambiente virtual, com suposta garantia de privacidade e anonimato, também encheu os olhos de quem não tem boas intenções.
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:
Grupos no Telegram abrigam negociações de drogas, armas, pornografia infantil
Leia também:
Entenda polêmicas envolvendo o Telegram
Raio-x do aplicativo Telegram
Arte/g1
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no G1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no G1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no G1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Bichos na Escuta’ na sua plataforma preferida. Toda quinta-feira tem episódio novo.

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »