Mundo

Terremoto de magnitude 7,4 sacudiu a costa perto de Fukushima, no Japão

Autoridades japonesas dizem que 4 mortos após terremoto de 7,4 graus perto de Fukushima, local do desastre nuclear de 2011

0:160:31

Um forte terremoto de magnitude 7,4 sacudiu a costa perto de Fukushima, no Japão – local de um desastre nuclear em 2011 – na quarta-feira, matando quatro pessoas, segundo autoridades japonesas.

O terremoto, atualizado de uma magnitude original de 7,3, derrubou a energia para mais de 2 milhões de clientes em todo o país e feriu 97 pessoas, disse o primeiro-ministro Fumio Kishida em uma sessão parlamentar na manhã de quinta-feira. 

Os que morreram incluem um homem de 60 anos na cidade de Soma que caiu do segundo andar de sua casa enquanto tentava evacuar e um homem de 70 anos que entrou em pânico e sofreu um ataque cardíaco, informou a Kyodo News anteriormente.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA disse que não havia ameaça de tsunami para a Costa Oeste dos EUA, Colúmbia Britânica ou Alasca, e a Agência Meteorológica do Japão retirou seu alerta de tsunami de baixo risco na quinta-feira.

Ondas de tsunami de 8 polegadas atingiram a costa em Ishinomaki, cerca de 242 milhas a nordeste de Tóquio, segundo a televisão nacional NHK.

A Agência Meteorológica do Japão disse que o terremoto ocorreu 36 milhas abaixo do mar. O terremoto abalou grande parte do leste do Japão, incluindo Tóquio, onde os edifícios estremeceram violentamente.

O terremoto ocorreu às 10h36 ET, informou o Serviço Geológico dos EUA. 

A região faz parte do norte do Japão que foi devastada por um terremoto e tsunami de magnitude 9,0 mortais há 11 anos, que também causaram o derretimento de usinas nucleares. Esse terremoto e tsunami mataram mais de 22.000 pessoas. O terremoto de quarta-feira ocorreu apenas alguns dias depois que a área marcou o 11º aniversário do desastre em março de 2011.

O terremoto de 2011 foi de magnitude 9,1, cerca de 63 vezes mais forte, e liberou cerca de 500 vezes mais energia do que o terremoto de quarta-feira, informou a CNN. 

A Tokyo Electric Power Company Holdings, que opera a usina nuclear de Fukushima Daiichi, onde os sistemas de refrigeração falharam após o desastre de 2011, disse que os trabalhadores não encontraram anormalidades no local, que estava em processo de descomissionamento.

Image

Contribuição: The Associated Presshttps://www.usatodaynetworkservice.com/tangstatic/html/usat/sf-q1a2z3be0d353f.min.html

Fonte: usatoday

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »