Litoral

Serviço de luto da Beneficência Portuguesa é referência em humanização


Construído em uma área verde e aconchegante, o local presta atendimento personalizado 24 horas aos familiares e amigos Espaço de paz e tranquilidade é o que define o serviço de luto da Beneficência Portuguesa. O ambiente, que vem passando por uma ampla reformulação, conta com uma área externa que contém um belo jardim, bancos confortáveis e é completamente adequado aos padrões de acessibilidade, para tornar os momentos difíceis menos dolorosos.
Os funcionários são capacitados para oferecerem um atendimento personalizado totalmente humanizado aos familiares na hora dos trâmites burocráticos para o velório e cremação.
“Nessa hora difícil, o que fala mais alto é o sentimento, por isso os colaboradores são treinados para acolher e atender a qualquer gesto de cada pessoa que precisa se despedir de seu ente querido e ao mesmo tempo resolver toda a burocracia”, conta Ademir Pestana, presidente da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos.
“A equipe auxilia os familiares em todas as etapas dos processos e é responsável por oferecer todas as informações necessárias, tendo em vista que neste momento de luto, não é fácil resolver tarefas complexas”, acrescenta Ademir.
A natureza leva sensação de aconchego aos familiares no momento da despedida
Acervo pessoal
Parceria com a Memorial Necrópole Ecumênica de Santos
Para os que optam pela cremação, o hospital conta com um trabalho em conjunto com o único crematório da Baixada Santista, a Memorial Necrópole Ecumênica de Santos. A união dos dois forma uma equipe preparada para auxiliar a família com todas as informações necessárias.
Além disso, o local mantém serviço de Tanatopraxia, técnica aplicada mundialmente para melhorar a conservação e manter uma boa última apresentação do corpo velado.
“A sala especial de Tanatopraxia dentro do serviço de luto é um diferencial importante, pois o trabalho dos especialistas possibilita aos familiares, despedida menos traumática, restaurando a aparência natural do rosto e do corpo, quando necessário, permitindo uma imagem mais leve para o velório e também um maior tempo de vigília e/ou transportes distantes. Isso é essencial em caso de translado para outras cidades ou estados”, afirma o presidente da Beneficência Portuguesa.
Um tesouro encontrado
Em meio ao trabalho de pesquisa histórica desenvolvido no hospital, meses antes de ser iniciada a restauração das portas e objetos originais do Serviço Social de Luto, foi identificado o altar da primeira capela da Beneficência Portuguesa que teria sido inaugurada junto com o hospital em 1878, no bairro do Paquetá, entre as antigas ruas da Flores e do Rosário, hoje, ruas Amador Bueno e João Pessoa.
O altar se encontra em ótimo estado de conservação e será restaurado em breve
Acervo pessoal
“Quando o hospital foi inaugurado na Av. Bernardino de Campos, atual endereço, esse altar foi trazido para a nova Capela. Posteriormente foi levado para o Serviço de Luto e está lá até hoje, em ótimo estado de conservação e em breve, passará por processo de restauração”, conta Ademir.
Modernização e melhorias constantes
Todos os serviços estão disponíveis para seguradoras, convênios e particulares, conta com estacionamento gratuito 24 horas no local, com os velórios reformados e climatizados. Além disso, o hospital investiu em uma nova frota de carros funerários para tornar a despedida segura e confortável para todos.
Os velórios foram totalmente reformados e climatizados
Acervo pessoal
“Os velórios oferecem serviços de kit café e foto impressa do ente querido para exposição enquanto durar a vigília. Temos nove salas de velórios – três ainda em reforma – livro de condolências digital, monitoramento com câmeras e parceria com floricultura, tudo para humanizar e facilitar todo o processo que não é fácil. Aqui temos o conforto que todos precisam nesse momento”, finaliza Ademir Pestana.
SERVIÇO DE ATENDIMENTO:
Endereço: Avenida Dr. Bernardino de Campos, 47 – Vila Belmiro, Santos.
Telefone: (13) 3233-8800 / 2102-3436 /2102-3434 Ramal 4054
Serviço de apoio ao cliente: envie WhatsApp (13) 2102 3534
Site: www.spb.org.br

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »