Mundo

Americano que participou da invasão ao Capitólio recebeu asilo em Belarus


O homem de 48 anos chegou a Europa em março e passou vários meses na Ucrânia, de onde fugiu por se considerar perseguido, segundo reportagem de uma emissora pública de Belarus. Evan Neumann foi gravado durante invasão a sede do Congresso americano em 6 de janeiro de 2021
Cortesia Departamento de Justiça
Um americano procurado nos Estados Unidos por ter participado no ataque ao Capitólio saiu do país ilegalmente e recebeu asilo em Belarus, anunciou a agência estatal Belta na terça-feira (22).
Evan Neumann recebeu o status de refugiado, segundo reportagem da estatal. Ele teria entrado ilegalmente em Belarus, vindo da Ucrânia, em agosto do ano passado.
País aliado da Rússia, Belarus é governado desde 1994 por Alexander Lukashenko. Sua reeleição, no ano passado, foi rejeitada pela comunidade internacional e gerou grandes protestos em Minsk.
“Em Belarus me sinto seguro. Estou calmo, amo este país”, disse Neumann.
Procurado pelo FBI
Neumann está na lista de pessoas procuradas pelo FBI nos Estados Unidos e relacionadas ao ataque do Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Ele é acusado de atacar a polícia.
Há mais de um ano, manifestantes pró-Trump, então presidente do país, invadiram a sede do Congresso americano para interromper a contagem de votos das eleições presidenciais.
Um relatório do FBI indicou ainda que Neumann teria participado da “revolução laranja” que levou os pró-ocidentais ao poder na Ucrânia em 2004 e 2005.
VÍDEO: Veja imagens da invasão e da depredação no interior do Capitólio, nos EUA
VÍDEO: Veja imagens da invasão e da depredação no interior do Capitólio, nos EUA

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »