Litoral

Moradores falam em ‘filme de terror’ e relatam gritaria após sequência de explosões e destruição de carros em SP


Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco veículos foram atingidos pelas chamas, na madrugada desta quarta-feira (23), em Praia Grande. Ninguém ficou ferido. Incêndio atinge galeria pluvial e destrói veículos estacionados em avenida de Praia Grande
Moradores da avenida onde um vazamento de combustível atingiu as galerias pluviais e provocou explosões em série, com chamas saindo pelos bueiros, na noite de terça-feira (22), afirmam que viveram momentos de medo e apreensão em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Ninguém ficou ferido, mas testemunhas ouvidas pelo g1 nesta quarta-feira (23) descreveram a situação como um “filme de terror” (veja o vídeo acima).
A faxineira Eliana Cristina Menexes Santos, de 55 anos, disse que já sentia cheiro de gasolina no local, mas que nunca imaginou que isso aconteceria. “Estava sentada vendo novela e escutei o meu filho gritando. Sai correndo e, quando cheguei no portão, me deparei com a chama de fogo, corri e, quando sai na calçada, estourou a boca do bueiro”, relembra.
Segundo ela, a situação causou pânico em todos os moradores. “Todo mundo gritando, correndo, foi aquele desespero total porque todos os bueiros começaram a sair fogo e levantar as tampas. Estou sem dormir. Nunca vi uma coisa dessas. Foi um filme de terror. Eu nasci de novo”, diz.
Moradores registraram as chamas saindo de bueiros em Praia Grande, SP
Reprodução
“Espero que as autoridades deem uma resposta para nós. Eu não cozinho com gasolina, não bebo gasolina, não lavo roupa e nem tomo banho com gasolina, na minha torneira sai água. De onde está vindo essa gasolina?”, questiona a faxineira.
O mecânico Uilson Finzetto Junior, de 53 anos, teve um dos carros destruídos pelas chamas e está indignado com a situação. “A revolta é grande por falarem que foi de um tanque de carro ou da minha oficina que começou o incêndio, sem primeiro ter um resultado de perícia ou saber o que realmente aconteceu”.
“Prejuízo material. Graças a Deus não teve nenhuma vítima, né? Perdi o carro, perdi o carro do cliente que estava ali na frente sob minha responsabilidade. A gente fica indignado, mas vamos aguardar o trabalho da perícia”, conta.
Cetesb retirou material da tubulação para análise após incêndio em galerias pluviais em Praia Grande, SP
Carlos Abelha/g1
A dona de casa Waldelice Fagundes dos Santos, de 51 anos, ficou em estado de choque. “Foi um filme de terror, a gente correndo, os carros não sabendo para onde iriam. Pensei que iríamos morrer todos queimados. Foi horrível”, diz.
Waldelice afirma que há cerca de um mês sente um forte cheiro de gás no local, mas que ontem o odor ficou mais forte. “Sai correndo achando que era no posto, mas minha cunhada vinha falando que a casa dela estava pegando fogo, entrou pelo esgoto do quintal”.
“Estou morrendo de medo. Se tivesse vindo do posto mesmo teria explodido tudo, tinha acabado com o Parque das Américas todinho. A gente fica sem saber o que fazer, foi desesperador. O que a gente quer é um posicionamento para ver de onde está vindo isso porque ainda corre o risco de explosão”, finaliza.
Incêndio próximo a posto de combustíveis provoca pânico em moradores de Praia Grande
Entenda o caso
Um incêndio em um carro próximo de um posto de combustíveis, no Parque das Américas, em Praia Grande, no litoral de São Paulo, mobilizou a equipe do Corpo de Bombeiros, entre a noite desta terça-feira (22) e a madrugada desta quarta-feira (23) e causou pânico entre os moradores. Segundo apurado pelo g1, o combustível que vazou do veículo em chamas atingiu a galeria pluvial, provocou explosões e um grande incêndio em bueiros, que se alastrou pelas ruas e destruiu vários carros.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender uma ocorrência em um posto de combustíveis na avenida José Leandro de Carvalho. A princípio, a informação recebida pela corporação era de que o incêndio estava ocorrendo no estabelecimento, mas isso não foi identificado e a hipótese foi imediatamente descartada.
Carros pegam fogo após serem atingidos por incêndio misterioso.
Nina Barbosa/ g1
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio teria começado em um dos veículos, e após o combustível vazar e escorrer para as galerias pluviais, várias explosões começaram a ser registradas na cidade. Diversos bueiros acabaram explodindo e ficaram incendiados, provocando pânico e correria na população e, em seguida, incendiando vários outros carros.
As chamas foram controladas, mas o trabalho foi finalizado por volta de 0h45 desta quarta-feira (23), segundo a corporação. Não foi necessário trabalho de rescaldo, apenas uma perícia técnica para identificar a origem do incêndio.
Incêndio assustou moradores na noite desta terça-feira (22) em Praia Grande, no litoral de São Paulo
Praia Grande Mil Grau
Posicionamentos
Em nota, a Cetesb afirmou que foi acionada pelo Corpo de Bombeiros, por volta das 22h de terça-feira (22), para atender a ocorrência de incêndio seguido de explosão em uma galeria de águas pluviais, no Parque das Américas, em Praia Grande, ocasionado por gasolina.
Segundo a companhia, no momento da ocorrência não foi possível identificar a origem do produto vazado, mas a suspeita recai sobre um posto de combustível localizado na avenida José Leandro de Carvalho. Na manhã desta quarta-feira (23), técnicos da companhia retornarão ao local para aprofundar a investigação e monitoramento da área.
A prefeitura de Praia Grande informou que equipes da Defesa Civil e das secretarias municipais de Meio Ambiente, Serviços Urbanos, Urbanismo, Saúde e Educação estiveram no local apurando as consequências do ocorrido. As causas serão apuradas após perícia realizada pela Polícia Civil.
Conforme apurado pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), a princípio a tubulação das galerias de águas pluviais está intacta e o fogo comprometeu apenas as tampas, que serão substituídas nos próximos dias. Reforça-se que a lavagem das galerias já foi iniciada.
Já a Secretaria de Trânsito de Praia Grande (Setran) informou que os agentes do setor iniciaram na noite de terça-feira (22) a interdição da Rua José Leandro de Carvalho, entre a Avenida Diamantino da Cruz Ferreira Mourão e Rua Raquel de Queiroz, no Bairro Esmeralda. Ainda não há previsão de liberação do tráfego de veículos no local.
A Secretaria de Urbanismo (Seurb) fez as seguintes constatações: Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB) está válido até 2024; Alvará de funcionamento e demais documentos regularizados, como determina a legislação; Escola: única avaria são marcas de chamuscado de pequena monta na área externa (muros) e a realização das aulas não sofreu alterações; Loja de conveniência do posto de gasolina: única avaria identificada são marcas de chamuscado de pequena monta na área externa; 5 casas: única avaria identificada são marcas de chamuscado de pequena monta nas áreas externas das edificações.
Ainda de acordo com a prefeitura, quatro pessoas foram atendidas no Hospital Irmã Dulce, onde chegaram por meios próprios. Um deles foi atendido com fratura no membro inferior direito e os outros três por inalação de fumaça, não sendo necessária internação.
Incêndio atinge galeria pluvial e assusta moradores em Praia Grande
Veículos foram atingidos pelas chamas na noite desta terça-feira (22), em Praia Grande, SP
Reprodução/Redes Sociais
Cinco veículos foram atingidos pelas chamas na noite desta terça-feira (22), em Praia Grande, SP
Praia Grande Mil Grau
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »