Mundo

Mercado de ações da Rússia tem retomada parcial após passar 1 mês fechado

Na reabertura, apenas pouco mais de 30 ações estão sendo negociados na bolsa de Moscou. O mercado de ações foi parcialmente retomado nesta quinta-feira (24) na Bolsa de Moscou, depois de passar um mês fechado, uma reabertura muito controlada após as sanções sem precedentes impostas pelos países ocidentais devido à ofensiva da Rússia na Ucrânia.
Durante a reabertura parcial, com pouco mais de 30 ações disponíveis, o índice Moex, denominado em rublos, avançava 10%, enquanto o índice RTS, em dólares, recuava 4%.
Um mês depois, entenda o estágio da invasão russa
Em 24 de fevereiro, quando as tropas russas entraram na Ucrânia, a Bolsa de Moscou desabou 30% e US$ 190 bilhões evaporaram do mercado em um dia. No dia seguinte, a Bolsa decidiu suspender a maioria de suas atividades.
Na segunda-feira, a Bolsa iniciou uma reabertura progressiva, retomando as primeiras negociações de títulos governamentais.
Nesta quinta-feira foi aberta a negociação para ações de 33 grupos, incluindo grandes empresas que são alvos de sanções internacionais, como os grandes bancos Sberbank e VTB.
As autoridades adotaram medidas para que a retomada desta quinta-feira não fosse muito brusca e esperavam uma conjuntura favorável para as matérias-primas. Também dedicaram uma quantidade considerável de recursos para apoiar o mercado e proibiram as transações com investidores estrangeiros, em um primeiro momento.
“A Rússia indicou claramente que destinaria recursos governamentais para apoiar artificialmente as ações das empresas na Bolsa. Não é um mercado verdadeiro, nem um modelo duradouro, o que apenas ressalta o isolamento russo”, afirmou o diretor adjunto para Segurança Nacional da Casa Branca, Daleep Singh.
Rublo se recupera
O rublo russo ampliava sua recuperação nesta quinta-feira, cotado perto de 96 em relação ao dólar, com valorização de 1,6%, impulsionado pela declaração do presidente Vladimir Putin que a Rússia começaria a vender seu gás para países “hostis” em rublos.
Em relação ao euro, o rublo tinha alta de 2,2%, a 105,66, longe da baixa histórica de 132,4 que atingiu nas negociações de Moscou no início de março, mas ainda ainda distante dos níveis de cerca de 90 vistos antes de a Rússia enviar milhares de tropas para a Ucrânia em fevereiro.
Viagem de Biden discutirá mais sanções contra a Rússia

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »