Mundo

Gelo antártica do tamanho da cidade de Nova York desmorona

Pela primeira vez na história da humanidade, uma plataforma de gelo na Antártida Oriental entrou em colapso, disseram cientistas na sexta-feira, já que as mudanças climáticas não mostram sinais de desaceleração.

O colapso da plataforma de gelo Glenzer Conger de 463 milhas quadradas, que ocorreu na semana passada, ocorreu quando as temperaturas subiram na parte leste da Antártida em até 70 graus Fahrenheit acima do normal. Isso foi suficiente em alguns lugares para a chuva, em vez de neve, cair, informou a Associated Press .

Os satélites da NASA detectaram pela primeira vez o colapso da plataforma de gelo.

O calor extremo e o colapso da camada de gelo, que ajudou a impedir que as geleiras Conger e Glenzer atingissem a água quente, estão causando alarme entre os cientistas que consideravam a área estável – ao contrário de outras regiões, onde o medo do colapso das geleiras poderia levar ao aumento maciço do nível do mar em todo o mundo.

“A plataforma de gelo Glenzer-Conger provavelmente estava lá há milhares de anos, e nunca mais estará lá novamente”, disse o cientista de gelo da Universidade de Minnesota, Peter Neff, à AP.

As plataformas de gelo, que se estendem sobre a água, ajudam a impedir que o gelo mais para o interior flua para o oceano. À medida que os seres humanos continuam a bombear gases de efeito estufa na atmosfera, as temperaturas globais do ar e da água continuam a aumentar. “As temperaturas superiores do oceano a oeste da Península Antártica aumentaram mais de 1°C desde 1955”, de acordo com oPesquisa Antártica Britânica. “Já foi estabelecido que a Corrente Circumpolar Antártica está se aquecendo mais rapidamente do que o oceano global como um todo.”

Imagem

Enquanto a maioria dos cientistas tem se concentrado na parte ocidental da Antártida, ondea geleira Thwaites, que é do tamanho da Flórida, corre o risco de entrar em colapso, a revelação de que o gelo na parte leste do continente também corre risco de colapso devido às mudanças climáticas é preocupante.

A porção leste da Antártida contém mais de cinco vezes o gelo encontrado no manto de gelo da Antártida Ocidental, informou a AP. Se todo o gelo no leste derretesse, dizem os cientistas, o nível do mar subiria mais de 160 pés.

Esta imagem de satélite fornecida pela NASA, Aqua MODIS 12 em março de 2022, mostra a peça principal do C-37 perto da Ilha Bowman.  Os cientistas estão preocupados porque uma plataforma de gelo do tamanho da cidade de Nova York desabou na Antártida Oriental, uma área que há muito se pensava ser estável.  O colapso da semana passada foi a primeira vez que os cientistas viram uma plataforma de gelo desmoronar nesta área fria da Antártida.  (NASA via AP)
Os cientistas estão preocupados porque uma plataforma de gelo do tamanho da cidade de Nova York desabou na Antártida Oriental, uma área que há muito se pensava ser estável. (NASA via AP)

A boa notícia é que provavelmente levaria séculos no ritmo atual de aquecimento para que o leste da Antártida perdesse todo o seu gelo. A má notícia, no entanto, é que o derretimento está aumentando um problema que os cientistas acreditam já ter bloqueado vários metros de aumento do nível do mar. O que permanece desconhecido, no entanto, é quanto os mares vão subir por causa do derretimento das calotas polares nas próximas décadas.

“Pense desta forma: se eu despejar um caminhão cheio de gelo no meio de Phoenix, todos nós saberemos que vai derreter. Mas leva tempo para derreter”, Benjamin Strauss, presidente e CEO da Climate Central, uma organização sem fins lucrativos que tenta educar os formuladores de políticas e o público sobre as ameaças representadas pelas mudanças climáticas,disse ao Yahoo News. “E a mesma coisa é verdade para as grandes camadas de gelo na Groenlândia e na Antártida e geleiras ao redor do mundo. Aumentamos o termostato. Já aquecemos o planeta em alguns graus, mas eles apenas começaram a responder derretendo E é por isso que temos todo esse nível do mar extra no oleoduto.

“É difícil imaginar o futuro a longo prazo do sul da Flórida, digamos”, acrescentou, “com o nível do mar que já está em andamento”

Fonte: Yahoo

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »