Litoral

Cobra ‘parente da jiboia’ é resgatada do telhado de casa de praia em SP.


Caso aconteceu em Peruíbe, no litoral de São Paulo. Cobra parente da jiboia foi resgatada e liberada no habitat natural
Thiago Malpighi
Dois biólogos participaram do resgate de uma cobra “parente da jiboia”, popularmente conhecida como suaçoboia, que estava no telhado de uma casa na Praia do Guaraú, em Peruíbe, no litoral de São Paulo. O animal, da espécie Corallus hortulana, não é peçonhento.
O biólogo Thiago Malpighi, da Secretaria de Meio Ambiente de Peruíbe, foi acionado para resgatar a serpente por volta das 22h de terça-feira (29). Ao g1, o especialista explicou que, pelo horário ter pouca luminosidade, ele acionou o biólogo Fabio Barata para auxiliar no resgate.
Conforme relata, o animal estava enrolado próximo às telhas de uma casa de praia. Por não ser um animal venenoso, a serpente tem o costume de matar suas presas se enrolando a elas, para asfixiá-las. Assim, por precaução, a dupla foi paramentada com equipamentos de proteção pessoal, para evitar surpresas desagradáveis.
Fabio comentou que a retirada do animal foi “um pouco tensa”, devido à altura de onde a cobra estava, mas no fim, a cobra foi resgatada e liberada no habitat natural.
Malpighi ressalta que, ao se encontrar cobras ou animais silvestres em áreas urbanas, o ideal é acionar profissionais especializados no resgate, e não matá-los. Ações despreparadas podem gerar riscos, incluindo aos seres humanos. Por isso, as pessoas devem manter uma distância segura dos animais e entrar em contato com profissionais habilitados para ajudarem em situações como essa.
Cobra suaçoboia foi resgatada e devolvida ao habitat natural
Fabio Barata
Animal não é peçonhento
Fabio Barata
Animal tem hábitos noturnos
Fabio Barata
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »