Litoral

Missas e procissões do Domingo de Ramos marcam o início da Semana Santa em Santos, SP


Celebração faz parte do Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa para os católicos. Dezenas de fiéis participaram da Missa de Ramos, neste domingo (10), no Santuário Santo Antônio do Valongo, em Santos
Matheus Croce/g1
Dezenas de fiéis participaram da Missa de Ramos, neste domingo (10), no Santuário Santo Antônio do Valongo, em Santos, no litoral de São Paulo. A celebração faz parte do Domingo de Ramos que marca o início da Semana Santa para os católicos.
O Santuário iniciou as atividades da Semana Santa com a procissão. A concentração foi às 7h30, na Praça Mauá. No local, o frei Denilson Freitas fez a bênção dos ramos. Os devotos seguiram a pé pela rua do Comércio até o Santuário, onde foi celebrada a missa, por volta das 8h.
As celebrações marcaram o retorno das atividades religiosas do Santuário, após dois anos de pandemia, e continuam na noite deste domingo. A concentração será às 18h, em frente ao Museu Pelé. Após a bênção, os fiéis atravessam o Largo Marquês de Monte Alegre e celebram a missa no Santuário.
Dezenas de fiéis participaram procissão neste Domingo de Ramos, no Centro de Santos
Matheus Croce/g1
Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos é uma data móvel celebrada no domingo anterior à Páscoa. Nesse dia, que não é feriado, inicia-se a Semana Santa.
A data lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, dia em que ele foi recebido como o filho de Deus. Nessa ocasião, as pessoas o saudaram com ramos de palmeira e oliveira, motivo pelo qual ficou conhecido como Domingo de Ramos, enquanto Jesus seguia montado em um jumento, simbolizando a humildade nos últimos dias de vida.
Para recordar esse momento, as pessoas costumam levar ramos para a igreja para serem benzidos, bem como realizam procissões lembrando a forma como Jesus foi aclamado. Os ramos simbolizam a vitória de Jesus e são levados para casa para serem guardados, como força de proteção.
Concentração da procissão neste Domingo de Ramos foi na Praça Mauá, em Santos
Matheus Croce/g1
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »