Litoral

Receita Federal apreende mais de 60 toneladas de brinquedos falsificados que oferecem risco à saúde em SP


Produtos estavam dentro de contêineres no Porto de Santos. Brinquedos falsificados vieram da China. 60 toneladas de brinquedos contrafeitos são apreendidos no Porto de Santos
Marcela Pierotti/ g1
A Receita Federal apreendeu, nesta quinta-feira (14), mais de 60 toneladas de brinquedos falsificados que estavam em contêineres no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Os produtos, segundo a Receita Federal, podem trazer uma série de riscos à saúde do consumidor.
A apreensão fez parte da operação Luneta 2022, que faz o monitoramento e a gestão de riscos das importações que chegam ao país por meio do Porto de Santos. Os sistemas da Receita Federal e a análise de imagens de escaneamento localizaram quatro contêineres que continham detalhes compatíveis com brinquedos contrafeitos.
As equipes verificaram que os produtos continham características diferentes dos originais e, por isso, se tratavam de produtos falsificados. Os contêineres estavam em dois terminais no Porto de Santos e vieram da China.
A mercadoria retida ficará sob guarda da Receita Federal até a sua destinação final. Segundo a Receita Federal, os produtos falsificados serão destruídos por colocarem em risco a saúde da população.
Apreensão de brinquedos ficará retida até o seu destino final no Porto de Santos.
Marcela Pierotti/ g1
Riscos
De acordo com a Receita Federal, a comercialização de produtos falsificados podem, em um primeiro momento, passar despercebidos pelo consumidor. Porém, eles trazem uma série de riscos à saúde e tem características em comum como: utilização de tinta contaminada, produtos de baixa qualidade com peças pequenas e facilmente destacáveis que podem ser engolidas pelas crianças.
Além dos danos à saúde, a comercialização de produtos falsificados viola os direitos autorais, causa prejuízo na arrecadação de impostos, aumento nos índices de desemprego, desencadeia a prática de concorrência desleal e alimenta o crime organizado.
Vídeos: g1 em 1 Minuto Santos

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »