Litoral

Morador de Praia Grande auxilia deficientes auditivos a realizarem cadastro no PAT da cidade


Ao todo, 11 pessoas pessoas foram atendidas pelo intérprete de Libras. Interprete de Libras realizou ação social no Programa de Atendimento ao Trabalhador (PAT), nesta quarta-feira (27)
Divulgação/ Prefeitura de Praia Grande
Os deficientes auditivos costumam enfrentar dificuldades na comunicação com outras pessoas em diversas situações ao longo da vida. A busca por emprego, por exemplo, é um destes momentos, mas, nos últimos três dias, o intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) Marco Antonio Rodrigues de Araújo, de 48 anos, ajudou a diminuir a barreira desse diálogo, em um processo complicado, que ainda envolve o emocional dos candidatos.
Entre segunda (25) e quarta-feira (27) ele esteve no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Praia Grande, no litoral de São Paulo, para auxiliar pessoas com deficiência auditiva no processo de seleção de emprego.
“O surdo precisa ser ouvido. No primeiro dia de ação, pude atender cinco pessoas de uma só vez. Ser esse intermédio entre comunicação e sociedade é uma honra para mim”, disse Araújo, que ajudou 11 candidatos nos três dias.
Pessoas com deficiência auditiva foram auxiliadas pelo intérprete Marco Antonio Rodrigues de Araújo
Divulgação/ Prefeitura de Praia Grande
Adriano Cunha Alves e a esposa, ambos deficientes auditivos, estiveram no PAT nesta quarta-feira e elogiaram a iniciativa. “É uma conquista ter um interprete para nos auxiliar. Isso é muito bom, uma motivação para a pessoa com deficiência como a gente. Esse acesso é muito importante e deveria continuar”, disse ele.
A ação foi realizada como forma de celebrar os 20 anos do reconhecimento da língua de sinais, comemorado no último dia 24 de abril, quando entrou em vigor a Lei 10.436/24 de 2022.
Profissionais concentrados
Ao g1, Marco afirma que, apesar de cotas obrigatórias, a Baixada Santista é muito receptiva à contratação de pessoas com deficiência auditiva. Segundo ele, supermercados, lojas e estoques enxergam com bons olhos a opção. “Eles são mais centrados, dedicados. Têm o sentido do autocontrole, da responsabilidade. Contrate uma pessoa surda”, finaliza.
O PAT de Praia Grande está localizado ao lado do Poupatempo, dentro do Litoral Plaza Shopping, na Avenida Ayrton Senna da Silva, 1.511, no bairro Xixová. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.
Vídeos: g1 em 1 Minuto Santos

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »