Mundo

Coreia do Sul e EUA disparam oito mísseis balísticos em resposta a Coreia do Norte


No domingo, Pyongyang também fez testes com o lançamento do mesmo número de mísseis. Exercícios acontecem em meio a aumento de tensão na região após visita de Joe Biden a Seul. Sistema de armamento tático da Coreia do Sul dispara mísseis da costa leste do país durante exercício conjunto com os EUA em resposta a testes da Coréia do Norte, em 6 de junho de 2022.
Governo da Coréia do Sul via AFP
Em um exercício conjunto, a Coreia do Sul e os Estados Unidos dispararam nesta segunda-feira (6) oito mísseis balísticos, anunciou Seul. O exercício é uma resposta a testes de armas da Coreia do Norte no domingo (5).
O Estado-Maior Conjunto sul-coreano afirmou que os aliados lançaram mísseis terra-terra do sistema ATACMS contra alvos no Mar do Leste, também conhecido como Mar do Japão.
A ação, que durou dez minutos, aconteceu um dia depois de Pyongyang ter lançado oito mísseis balísticos de curto alcance após exercícios conjuntos EUA-Coreia do Sul que mobilizaram um porta-aviões.
Um dos oito mísseis lançados em exercício conjunto entre Coreia do Sul e Estados Unidos, em 6 de junho de 2022.
Governo da Coreia do Sul via AFP
“Nosso exército condena veementemente a série de mísseis balísticos provocadores e exige o fim dos atos que aumentam as tensões militares na península”, acrescentou o Estado-Maior.
O Comando Indo-Pacífico dos Estados Unidos afirmou que foram lançados um míssil americano e oito sul-coreanos a partir do nordeste da Coreia do Sul durante o exercício com o objetivo de demonstrar sua capacidade de “responder rapidamente a momentos de crise”.
O regime comunista norte-coreano intensificou o programa de desenvolvimento de armas em 2022, apesar das sanções econômicas contra Pyongyang.
Funcionário de alto escalão da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, assim como analisas, acreditam que o país liderado por Kim Jong Un se prepara para executar um teste nuclear.
Joe Biden visita a Coreia do Sul
Os disparos desta segunda-feira representam a segunda demonstração de força conjunta entre Seul e Washington desde a posse do novo presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, que defende uma postura mais firme contra Pyongyang.
No mês passado, os dois países lançaram vários projéteis depois que a Coreia do Note disparou três mísseis balísticos, incluindo um com suposto alcance intercontinental.
Leia também:
Coreia do Norte lança míssil balístico, diz Coreia do Sul
Aviões dos EUA e Japão fazem teste militar conjunto perto da Coreia do Norte
Biden promete defender Taiwan militarmente de ataque da China

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »