Tecnologia

Segundo brasileiro a ir ao espaço viaja neste sábado em nave de Bezos


Engenheiro Victor Hespanha ganhou vaga em sorteio e será o primeiro turista espacial do país. Ele fará voo suborbital de cerca de 10 minutos; g1 transmite. Quem é o brasileiro que vai para o espaço depois de ganhar sorteio?
O mineiro Victor Correa Hespanha, de 28 anos, deve ser tornar neste sábado (4) o primeiro turista espacial do país e o segundo brasileiro a ir ao espaço.
Ele participará de um voo da Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos, cuja decolagem está prevista para as 10h (horário de Brasília), no Texas, nos Estados Unidos.
ACOMPANHE A TRANSMISSÃO NO G1
Quem é Victor Hespanha
O grupo deveria ter decolado no último dia 20, mas a viagem foi adiada por questões de segurança, após uma vistoria no foguete.
O voo é do tipo suborbital, que é como um “bate-volta” ao espaço, com cerca de 10 minutos de duração. Nele, o foguete alcança uma altitude máxima – cerca de 100 km – e depois cai em queda livre de volta à Terra.
A jornada é idêntica à que o próprio Bezos fez, em julho passado. Todos os 6 tripulantes são turistas espaciais, isto é, não há um astronauta profissional a bordo e a nave não precisa de piloto.
Entenda a diferença de voo suborbital e orbital
Como ele foi parar lá
Hespanha, que é engenheiro de produção, conseguiu seu lugar na nave depois de comprar um NFT (token não fungível) pela Crypto Space Agency (CSA) por R$ 4 mil. A CSA sorteou a viagem entre os compradores, e o mineiro deu a sorte.
Até agora, o único brasileiro a ter ido ao espaço é o astronauta Marcos Pontes, que passou 8 dias na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) em 2006. No caso, era um voo orbital: ele decolou da base de Baikonur, no Cazaquistão, a bordo da nave russa Soyuz-TMA, no dia 29 de março.
Brasileiros no espaço
Arte/g1
Dezesseis anos depois, a jornada de Victor Hespanha é realizada em uma época marcada pela corrida espacial de bilionários que querem investir cada vez mais no turismo fora da Terra e também na internet via satélite. É o caso da Blue Origin, de Bezos, e da SpaceX, de Elon Musk.
“É assustador, nunca pensei [que conseguiria], sou pessoa comum, mas estou tendo essa oportunidade incrível. Isso é para mostrar que viagem ao espaço não é só coisa de bilionário”, disse ao g1 Minas Gerais após saber que havia sido escolhido.
Conheça a trajetória do astronauta Marcos Pontes até chegar ao espaço
Sonha em ser um turista espacial? Veja o que planejam empresas do setor
Conheça o brasileiro que ganhou sorteio para ir ao espaço: ‘Não é só para bilionários’
Voos tripulados da Blue Origin
A empresa de turismo espacial de Jeff Bezos realizou 20 viagens ao espaço até agora, mas apenas quatro tiveram passageiros. Em julho de 2021, o empresário participou da primeira missão tripulada com outras três pessoas.
Blue Origin, de Jeff Bezos, realiza quarta missão espacial tripulada
Em outubro do mesmo ano, foi a vez do ator William Shatner, que interpretou Capitão Kirk da série “Jornada nas estrelas” (“Star trek”) finalmente conhecer o espaço. Ele também viajou com mais três passageiros.
Em dezembro de 2021, a Blue Origin fez um terceiro voo tripulado, desta vez com seis pessoas: a capacidade máxima da nave New Shepard. Entre elas, estava Laura Shepard, filha de Alan Shepard, que 60 anos antes se tornou o primeiro americano a ir ao espaço e que dá nome à nave.
A quarta missão tripulada aconteceu em março de 2022, quando outras seis pessoas foram ao espaço.
Entenda a missão da Blue Origin que levará o brasileiro Victor Hespanha ao espaço
Kayan Albertin/g1
O que a ida de Bezos ao espaço e um arremesso de basquete tem em comum
Turismo espacial: diferenças entre as naves da SpaceX, Blue Origin e Virgin Galactic
Arte g1

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »