‘Encontro entre Putin e Zelensky deve ser bem preparado’, diz porta-voz do Kremlin

Durante entrevista coletiva, Dmitry Peskov disse que a Rússia defende uma reunião com a Ucrânia desde que seja produtiva e bem preparada. Porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, durante desfile do Dia da Vitória em Moscou
Maxim Shemetov/REUTERS
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, falou a repórteres em seu briefing regular, onde reafirmou que qualquer reunião entre os presidentes russo, Vladimir Putin, e o ucraniano, Volodymyr Zelensky, deve ser “produtiva e bem preparada”.
“Nossa posição é bem conhecida. Qualquer reunião ao mais alto nível deve ser produtiva e bem preparada”, disse Peskov nesta quarta-feira (8).
O Kremlin também falou sobre a atual crise alimentar e disse que as sanções ocidentais devem ser suspensas para que os grãos russos sejam entregues aos mercados internacionais, uma vez que não havia “discussões substantivas” sobre o levantamento dessas sanções.
Produção de trigo na cidade ucraniana de Nikolaev
Vincent Mundy/REUTERS
Ele também disse que não há motivos para a Rússia deixar de pagar suas dívidas, já que o país luta para fazer pagamentos de juros aos detentores de títulos.
Cédula de rublo russo em meio a notas de dólares
Dado Ruvic/Reuters
Peskov culpou as sanções, que congelaram quase metade das reservas em moeda estrangeira do país, por “empurrar a Rússia para um calote artificial da dívida”.